Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Sri Lanka: Entre bombistas, há um que estudou no Reino Unido e uma mulher

Autoridades revelaram mais pormenores sobre quem perpetrou o ataque de domingo.

Sri Lanka: Entre bombistas, há um que estudou no Reino Unido e uma mulher
Notícias ao Minuto

08:08 - 24/04/19 por Andrea Pinto com Lusa

Mundo Terrorismo

As autoridades revelaram mais pormenores sobre o ataque no Sri Lanka no domingo de Páscoa, referindo que oito dos nove bombistas já foram identificados.

Um dos bombistas suicidas do ataque no Sri Lanka estudou no Reino Unido e na Austrália antes de regressar ao Sri Lanka, anunciou um elemento do governo do país. 

As autoridades não revelam, contudo, a identidade do suspeito nem o nome da universidade britânica que frequentou.

"Acreditamos que o bombista suicida estudou no Reino Unido e depois tirou uma pós-graduação na Austrália", afirmou o ministro da Defesa, Ruwan Wijewardene.

A polícia revelou ainda que ao todo terão sido nove os bombistas suicidas a perpetrar os ataques que mataram mais de 359 pessoas - número novamente revisto em alta esta quarta-feira -, sendo que um deles era uma mulher.

O grupo de atacantes foi definido como uma 'família de ódio', dado que entre eles estavam marido e mulher e o irmão desta última. A mulher ter-se-á feito explodir, matando os seus três filhos, depois de a polícia ter invadido o seu apartamento de luxo, e após o marido já se ter feito explodir num hotel.

Muitos dos bombistas suicidas que participaram nos ataques no domingo de Páscoa, no Sri Lanka, eram muito qualificados e vinham de famílias de classe média e média alta, disse ainda o ministro Defesa cingalês, sendo membros dissidentes de grupos muçulmanos extremistas obscuros.

"O pensamento deles era que o Islão deveria ser a única religião neste país", disse o ministro da Defesa, aos jornalistas.

"Eles eram pessoas muito instruídas", afirmou, acrescentando que pelo menos um deles era formado em direito e alguns podem ter estudado no Reino Unido e na Austrália.

Recorde-se que, esta terça-feira, o autoproclamado Estado Islâmico reivindicou o ataque, que é já o mais mortífero alguma vez registado na Ásia do sul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório