Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Sri Lanka: Grupo Estado Islâmico divulga foto de suspeito de atentados

O grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) divulgou hoje uma fotografia do homem que o Governo do Sri Lanka identificou como o líder dos atentados de domingo no Sri Lanka que fizeram 320 mortos e mais de 500 feridos.

Sri Lanka: Grupo Estado Islâmico divulga foto de suspeito de atentados
Notícias ao Minuto

18:20 - 23/04/19 por Lusa

Mundo Ataque

O EI divulgou a foto através da agência Amaq, órgão de propaganda do grupo extremista.

O grupo 'jihadista' reivindicou hoje a autoria dos atentados suicidas no Sri Lanka contra igrejas e hotéis de luxo.

"Os executores do ataque que teve como objetivo os cidadãos dos países da coligação e cristãos [realizado] anteontem [no domingo] são combatentes do Estado Islâmico", afirmou em comunicado uma fonte próxima dos 'jihadistas' citada pela agência Amaq.

O grupo, que perdeu todo o território que controlava no Iraque e na Síria, tem feito frequentes reivindicações não comprovadas de responsabilidade por atentados terroristas.

O ataque consistiu em oito explosões que mataram, pelo menos, 320 pessoas, entre as quais um português residente em Viseu, e provocaram mais de 500 feridos.

O número de pessoas detidas relacionadas com os ataques atinge as 40, segundo o porta-voz da polícia Ruwan Gunasekera.

O responsável da polícia tinha afirmado que as autoridades atribuíam os ataques a um grupo extremista islâmico local, o National Thowheeth Jama'ath, embora considerassem que o grupo teria sido apoiado internacionalmente.

A capital do país, Colombo, foi alvo de pelo menos cinco explosões: em quatro hotéis de luxo e uma igreja.

Duas outras igrejas foram também alvo de explosões, uma em Negombo, a norte da capital e onde há uma forte presença católica, e outra no leste do país.

A oitava e última explosão teve lugar num complexo de vivendas na zona de Dermatagoda.

As primeiras seis explosões ocorreram "quase em simultâneo", pelas 8h45 de domingo (3h15 em Portugal), de acordo com fontes policiais citadas por agências internacionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório