Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Quando a pobreza afecta o cérebro das crianças

São dois estudos distintos mas com conclusões semelhantes: a pobreza tem repercussões no cérebro das crianças. Em causa está o impacto que os ambientes mais carenciados exercem no hipocampo, zona cerebral responsável pela audição e memória.

Quando a pobreza afecta o cérebro das crianças
Notícias ao Minuto

08:48 - 30/10/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo 'Neurologia da Miséria'

As revistas científicas Journal do Neuroscience e JAMA Pedriatics vão publicar esta quarta-feira dois estudos que relacionam a pobreza às limitações cognitivas das crianças. Segundo o Diário de Notícias, que cita as conclusões dos dois trabalhos, os ambientes mais carenciados são responsáveis por efeitos duradouros e repercussivos no sistema cognitivo das crianças.

A ‘Neurologia da Miséria’ (termo usado pelos investigadores) desvenda os principais impactos que uma infância pobre pode ter para uma criança. Segundo os dois estudos em questão, crescer num clima de miséria tem efeitos negativos no cérebro, sendo o hipocampo a zona mais afectada.

O hipocampo é responsável pelo processamento da memória e pelo sistema auditivo e, revelam os estudos, a pobreza pode causar efeitos a longo prazo nestas áreas, já que as dificuldades auditivas levam a complicações a nível da percepção e compreensão.

Deste modo, o processo auditivo nas crianças que habitam em locais pobres é também mais pobre, justificando, assim, o facto de as crianças mais carenciadas terem dificuldades a nível educacional e escolar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório