Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Espanha: Candidato do Cidadãos prefere um governo sem direita radical

O principal candidato do partido de direita liberal Cidadãos às eleições legislativas de 28 de abril próximo, Albert Rivera, manifestou hoje numa entrevista ao El País que não gostaria de estar num Governo com o Vox (direita radical).

Espanha: Candidato do Cidadãos prefere um governo sem direita radical
Notícias ao Minuto

11:11 - 22/04/19 por Lusa

Mundo Eleições

"Prefiro que [Vox] não faça parte [de um executivo de direita], porque quero um Governo sério, não um com ministros a propor que se legalizem as pistolas, o que me parece uma loucura", disse Albert Rivera, referindo-se a uma das propostas da formação de extrema-direita.

O Cidadãos já anunciou que não irá fazer qualquer pacto pós-eleições com o PSOE (socialistas), preferindo uma coligação governamental com o PP (Partido Popular, direita), mas as sondagens indicam que será muito difícil uma maioria absoluta de direita que não tenha, pelo menos, o apoio parlamentar do Vox.

"Quero um Governo que respeite as liberdades civis e avance nos direitos LGTBI [lésbicas, gays, transexuais, bissexuais e intersexo] ou das famílias de maternidade por substituição [barrigas de aluguer]", defendeu Albert Rivera.

O Cidadãos aposta tudo na possibilidade de liderar o bloco de partidos de direita, aproveitando a atual debilidade do PP, mas as intenções de voto indicam que terá muita dificuldade em descolar dos atuais 13% e aproximar-se das intenções de voto daquele partido (cerca de 20%).

Rivera voltou a atacar o candidato socialista e primeiro-ministro, Pedro Sánchez por defender uma política de diálogo com os independentistas catalães e defende, assim como os restantes partidos de direita, que o próximo Governo volte a intervir naquela região de Espanha que continua a ser dirigida pelos partidos separatistas.

"Os assentos do Cidadãos irão para afastar Sánchez do Governo e fazer um Governo alternativo", assegurou Rivera.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório