Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Theresa May lamenta explosões e critica "violência horrenda"

A primeira-ministra britânica, Theresa May, lamentou as várias explosões hoje em igrejas e hotéis do Sri Lanka, classificando estes atos de violência de "verdadeiramente horrendos".

Theresa May lamenta explosões e critica "violência horrenda"
Notícias ao Minuto

11:26 - 21/04/19 por Lusa

Mundo Sri Lanka

"Devemos unir-nos para garantir que nunca ninguém tenha que praticar a sua fé no medo", acrescentou a líder no Twitter, dirigindo as "mais sinceras condolências" a todas as vítimas.

Numa mensagem de Páscoa transmitida algumas horas antes desta série de explosões, Theresa May tinha oferecido o seu apoio aos cristãos cuja fé os expõe a um "imenso perigo".

"Devemos defender o direito de todos, qualquer que seja a sua religião, a praticar a sua fé na paz", disse em comunicado, onde lembrou que ao longo dos tempos "igrejas foram atacadas, cristãos assassinados, famílias forçadas a fugir de suas casas".

Também o ministro das Relações Exteriores britânico, Jeremy Hunt, já manifestou o seu pesar, dizendo estar "profundamente chocado e entristecido com os horrendos ataques a igrejas e hotéis no Sri Lanka hoje".

Jeremu Hunt considerou "particularmente cruel" este ataque a quem "se reuniu para a oração no domingo de Páscoa".

Até ao momento há registo de sete explosões: A capital, Colombo, foi alvo de pelo menos cinco explosões (em quatro hotéis de luxo e uma igreja).

Outras duas igrejas foram também alvo de explosões: uma em Negombo, a norte da capital e onde há uma forte presença católica, e outra ao leste do país.

As primeiras seis explosões ocorreram "quase em simultâneo", pelas 08:45 (03:15 em Portugal), de acordo com fontes policiais citadas por agências internacionais.

O último balanço da série de explosões aponta para 158 mortos, entre os quais 35 estrangeiros, sendo um português, e mais de 400 feridos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório