Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Urso polar encontrado exausto a 700 km de casa na Rússia

Os ativistas ambientais culpam as alterações climáticas pelo aparecimento do animal fora do seu habitat natural.

Notícias ao Minuto

16:14 - 20/04/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Kamchatka

Os residentes de uma vila russa na península de Kamchatka ficaram admirados com a visão de um urso polar a tentar encontrar comida a centenas de quilómetros do seu habitat natural. Segundo os meios de comunicação locais, na passada quarta-feira, o animal descrito como estando com um ar exausto, terá viajado cerca de 700 quilómetros para sul, de Chukotka até Kamchatka.

Os ativistas ambientais, conta o Guardian, referem que o urso deverá ter perdido o sentido de orientação quando flutuava numa placa de gelo. "Devido às alterações climáticas, o Ártico está a ficar mais quente, o que faz com que o ambiente de caça fique mais pequeno e menos conveniente", explicou Vladimir Chuprov, da Greenpeace, acrescentando que "o gelo está a encolher e os ursos polares procuram por novas formas de sobrevivência. E a mais fácil é procurar as pessoas".

E com razão. Os habitantes locais fizeram o animal sentir-se bem-vindo e deram-lhe peixe.

As autoridades locais estão a preparar uma equipa de resgate para o final desta próxima semana, cujo objetivo é sedar o animal e levá-lo de helicóptero até Chukotka.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório