Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Colossus, o robô que ajudou a combater as chamas em Notre-Dame

O aparelho é controlado remotamente e dispõe de uma câmara em HD que permite visualizar o interior da estrutura.

Colossus, o robô que ajudou a combater as chamas em Notre-Dame
Notícias ao Minuto

15:45 - 20/04/19 por Filipa Matias Pereira

Mundo Paris

Um rôbo de emergência foi utilizado em Paris no combate ao incêndio que deflagrou em Notre-Dame. O dispositivo, apelidado Colossus, auxiliou assim 400 bombeiros num ataque musculado às chamas que ameaçaram destruir a catedral francesa.

Este equipamento, controlado remotamente e equipado por mangueiras e câmaras, conseguiu entrar na catedral para ajudar a pôr fim ao fogo que se propagava a partir do telhado em madeira.

Colossus é resistente ao fogo e não só ajudou a combater as chamas antes que toda a estrutura fosse destruída, como permitiu reduzir a necessidade de operacionais no interior da catedral, onde estes correriam riscos derivados da possibilidade de queda de detritos.

O aparelho é fabricado pela Shark Robotics, uma empresa francesa, e dispõe de uma série de recursos úteis. De acordo com o britânico Metro, que cita o site da empresa, o Colossus permite mitigar os incêndios através da utilização de diferentes mangueiras e jatos e está também equipado para transportar outros equipamentos e até pessoas feridas.

Possibilita adicionalmente inspecionar o interior das estruturas através da câmara HD incorporada. Já quanto à agilidade deste robô, os produtores indicam que é capaz de subir escadas e girar habilmente em torno de plataformas, como se pode ver no vídeo abaixo. 

Colossus é, assim, a mais recente novidade no mundo da robótica no domínio do combate a incêndios. Já a ideia, porém, não é inovadora. O primeiro aparelho do género é conhecido como Shipboard Autonomous Firefighting Robot (SAFFiR) e foi desenvolvido pela Marinha dos EUA.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório