Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Dois detidos relacionados com morte de jornalista na Irlanda do Norte

Lyra McKee foi baleada enquanto cobria os motins que decorriam em Derry na noite de quinta-feira.

Dois detidos relacionados com morte de jornalista na Irlanda do Norte
Notícias ao Minuto

08:21 - 20/04/19 por Sara Gouveia

Mundo Derry

Dois adolescentes, de 18 e 19 anos, foram detidos por suspeitas de estarem relacionados com o homicídio de Lyra McKee, na cidade de Derry, na Irlanda do Norte, na noite de quinta-feira, refere a polícia da Irlanda do Norte em comunicado citado pelo Mirror. Os dois homens foram detidos ao abrigo da legislação antiterrorista.

A jornalista, Lyra McKee, de 29 anos, foi atingida por uma bala quando observava os motins que decorriam naquela área, entre  o 'Novo IRA', uma facção que nunca aceitou o acordo de paz e a entrega das armas alcançado em 2005, e a polícia em Derry. O incidente já foi classificado pelas autoridades como "terrorista".

Relatos de testemunhas ao Mirror dão conta de que uma figura encapuzada parou no fim de uma estrada e disparou para o local onde se encontrava a jovem. As pessoas começaram todas a correr, mas um dos tiros acertou em Lyra. Logo após a morte Mark Hamilton, o vice-chefe da polícia da Irlanda do Norte, referiu numa conferência de imprensa que a polícia crê que o ataque foi levado a cabo por "dissidentes republicanos violentos". "A nossa avaliação de momento é que os responsáveis deverão ser elementos do 'Novo IRA' e isso é a nossa principal linha de inquérito", revelou.

Lyra McKee era uma jornalista respeitada e admirada, tendo sido eleita uma das 30 pessoas mais influentes com menos de 30 anos pela Forbes na categoria de media na Europa em 2016. A sua paixão, descrita pela revista, era 'escavar' assuntos que não interessavam a outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório