Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Uma pancada na cabeça transformou vendedor em prodígio matemático

Norte-americano só tinha interesse em sair à noite e estar com os amigos. Da noite para o dia, tornou-se num matemático.

Uma pancada na cabeça transformou vendedor em prodígio matemático
Notícias ao Minuto

23:22 - 19/04/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Jason Padgett era um vendedor que nem sequer gostava de matemática. Hoje em dia, vê matemática para onde quer que olhe e a culpa foi de uma pancada na cabeça, conforme recorda a BBC.

O norte-americano tinha pouco interesse em número e gostava mais de sair à noite, beber e estar com os amigos. Numa dessas noites de festa, em setembro de 2002, envolveu-se numa escaramuça à porta de um bar e foi agredido com uma forte pancada na cabeça. Diz que viu um clarão de luz e que caiu ao chão.

Levado para o hospital, relembra que lhe deram medicação para as dores e mandaram-no para casa. Pouco depois, porém, reparou que estava a ver as coisas de forma muito diferente. Começou a ver pequenos quadrados, como se fossem pixeis, em linhas e em superfícies. “Tudo o que era curvo parecia levemente pixilizado”, afirmou.

Jason tinha sofrido um traumatismo craniano, o que pode gerar comportamentos compatíveis com o transtorno obsessivo-compulsivo. Os quadrados (e os números) passaram a ser uma obsessão. “Não sei porque é que gosto de quadrados perfeitos. Não é só o quadrado perfeito, é dois elevado a quatro ou quatro ao quadrado, mas gosto de quadrados perfeito... Faço isso automaticamente com tudo”, explicou.

Sabe-se agora que Jason vê números em fractais (formas geométricas em padrão repetitivo em diversos tamanhos) e é a única pessoa do mundo capaz de desenhar essas formas, que são altamente abstratas, à mão.

Notícias ao MinutoExemplo de um desenho em fractais feito pelo norte-americano© Jason Padgett

Berit Brogaard, neurocientista na Universidade de Miami, que hoje em dia é sua mulher, foi a primeira pessoa que percebeu o que tinha acontecido a Jason: o traumatismo craniano criou-lhe novas ligações no cérebro, criando sinestesia, uma condição ao nível do processamento de informação. Ou seja, o estímulo feito a um sentido pode gerar reações noutro.

Um dos casos mais famosos de sinestesia são as pessoas que veem cores quando ouvem música, como a cantora Lorde.

Os cinco tipos de sinestesia mais comuns são: ver cores em letras e números; ver cores nos sons; sentir sabores ao ouvir palavras; visualizar sequências numéricas (como o caso de Jason); ver pessoas distintas em sequências ordenadas.

Jason, que agora é um matemático, escreveu em 2014 a sua história: ‘Struck by Genius: How a Brain Injury Made Me a Mathematical Marvel’, explicando como a sua lesão cerebral o tornou num prodígio matemático da noite para o dia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório