Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Mais quatro sobreviventes identificados no naufrágio na RDCongo

As autoridades identificaram hoje quatro sobreviventes do naufrágio de uma embarcação na segunda-feira, no lago Kivu, no nordeste da República Democrática do Congo (RDCongo), que provocou pelo menos 13 mortos e 114 desaparecidos.

Mais quatro sobreviventes identificados no naufrágio na RDCongo
Notícias ao Minuto

14:50 - 19/04/19 por Lusa

Mundo Autoridades

As quatro pessoas elevam para 41 o número de sobreviventes da tragédia, com 37 a serem resgatados pouco tempo depois do acidente, cujas causas não estão ainda apuradas, presumindo-se que a embarcação proveniente de Goma tinha sobrecarga de passageiros e carga.

O diretor-adjunto de comunicação da Presidência da RDCongo, Giscard Kusema, afirmou que os registos de sobreviventes são "provisórios" e salientou que os serviços de resgaste continuam a trabalhar na zona.

As autoridades abriram uma investigação sobre o acidente da embarcação no lago Kivu, onde a circulação de embarcações, algumas de construção precária, é constante, com muitas a viajarem com excesso de carga.

Na quinta-feira, o administrador do território de Kalehe, província de Kivu Sul, admitiu que mais pessoas estão desaparecidas além das 114 confirmadas.

Muamba Cibwabwa admitiu que a embarcação que se virou estava sobrelotada e que, na escala em Katoto, foi carregada com cimento, ferro e outros produtos pesados.

O administrador territorial revelou também que é possível que muitos passageiros clandestinos tenham entrado na embarcação em Katoto e garantiu que a embarcação proveniente de Goma transportava mais de uma centena de pessoas, embora apenas 49 estavam inscritas nos registos oficial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório