Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

China condena à prisão dezenas de veteranos por protestos

Tribunais chineses condenaram hoje à prisão quase meia centena de militares veteranos por terem "perturbado a ordem social numa tentativa de promoverem os seus próprios interesses", após protestarem contra as baixas pensões e falta de benefícios.

China condena à prisão dezenas de veteranos por protestos
Notícias ao Minuto

13:38 - 19/04/19 por Lusa

Mundo Regime

Os veredictos dos tribunais das províncias de Shandong e Jiangsu surgem após vários protestos de veteranos, de diferentes idades, que afirmam não terem sido adequadamente compensados pelos seus esforços.

Os veteranos chineses há muito que se organizam em silêncio, mas, nos últimos anos, passaram a manifestar-se publicamente junto a edifícios de entidades governamentais, incluindo a sede do ministério chinês da Defesa, em Pequim.

A China criou, entretanto, um ministério para os Assuntos dos Veteranos, no ano passado.

Os 47 condenados a penas até seis anos de prisão estiveram envolvidos em protestos no ano passado que reuniram centenas de ex-soldados.

O Partido Comunista da China proíbe todas as manifestações públicas e, embora dependa das Forças Armadas para manter o seu poder, muitos veteranos dizem que foram deixados por sua conta, com pensões escassas e pouco apoio.

No ano passado, mais de mil soldados aposentados, incluindo moradores e muitos outros, oriundos de diferentes partes do país, invadiram os escritórios do governo da cidade de Zhenjiang, na província de Jiangsu.

Durante quatro dias, ocuparam uma praça pública e uma rua, gritando frases de protesto e exigindo respostas sobre o alegado espancamento de um colega por homens contratados pelo governo, depois de este ter reclamado mais benefícios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório