Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Três alpinistas profissionais dados como mortos em avalanche no Canadá

As buscas estão paradas por causa das condições perigosas e possíveis avalanches no local.

Três alpinistas profissionais dados como mortos em avalanche no Canadá
Notícias ao Minuto

10:54 - 19/04/19 por Sara Gouveia

Mundo Rockies

Três alpinistas profissionais foram dados como presumivelmente mortos depois de terem sofrido uma avalache nas Montanhas Rochosas Canadianas. Segundo as autoridades, os homens estavam a tentar escalar a montanha mais alta das Montanhas Waputik, embutidas na cordilheira, quando não apareceram para marcar presença. 

Os funcionários do parque nacional sobrevoaram a zona onde os alpinistas estariam e viram indícios de ter ocorrido uma "avalanche e destroços que continham equipamento de escalada".

Os esforços de resgate estão para já parados, conta a BBC, devido às condições perigosas no local e possíveis avalanches adicionais. As buscas deverão ser perturbadas por mau tempo nos próximos dias.

As possíveis vítimas foram identificadas pela empresa de roupa de exterior, The North Face, como sendo David Lama e Hansjoerg Auer da Áustria e Jess Roskelley, dos Estados Unidos.

Jess, de 36 anos, escalou o monte Everest aos 20 e é o filho de um famoso alpinista. Foi o norte-americano mais novo a chegar ao pico da montanha mais alta do mundo em 2003.

David, de 28 anos, é também de uma família de alpinistas, o pai era um guia de montanha do Nepal e o seu talento tem sido reconhecido desde muito jovem.

Hansjoerg, de 35 anos, tem como missões de escalada mais reconhecidas a subida à montanha Kunyang Chhish East, no Paquistão, a primeira documentada com sucesso, bem como a subida à montanha Nilgiri South, uma das montanhas da cordilheira Nilgiri Himal, no Nepal.

Os três eram patrocinados pela companhia que disse, em comunicado, estar a fazer tudo para apoiar as suas famílias, amigos e comunidade alpinista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório