Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Jornalista morta em "incidente terrorista" na Irlanda do Norte

Lyra McKee foi morta durante um tiroteio entre membros do 'Novo IRA' e a polícia.

Jornalista morta em "incidente terrorista" na Irlanda do Norte
Notícias ao Minuto

09:48 - 19/04/19 por Sara Gouveia

Mundo Londenderry

A jornalista que foi morta durante um incidente, classificado pelas autoridades como "terrorista" na Irlanda do Norte, já foi identificada.

Trata-se de Lyra McKee, de 29 anos, uma jornalista de investigação de Belfast, que estava no local quando engenhos explosivos artesanais, tijolos e garrafas foram atirados contra os carros da polícia.

Segundo as autoridades, Lyra morreu depois de ter sido atingida por uma bala perdida durante os confrontos entre o 'Novo IRA', uma facção que nunca aceitou o acordo de paz e a entrega das armas alcançado em 2005, e a polícia em Derry.

Relatos de testemunhas ao Mirror dão conta de que uma figura encapuzada parou no fim de uma estrada e disparou para o local onde se encontrava a jovem. As pessoas começaram todas a correr, mas um dos tiros acertou em Lyra.

Mark Hamilton, o vice-chefe da polícia da Irlanda do Norte, referiu numa conferência de imprensa que a polícia crê que o ataque foi levado a cabo por "dissidentes republicanos violentos". "A nossa avaliação de momento é que os responsáveis deverão ser elementos do 'Novo IRA' e isso é a nossa principal linha de inquérito", revelou.

Desconhecem-se mais pormenores sobre o homicídio para já. Os agentes ainda estão no encalce do atirador.

Pouco antes da sua morte, Lyra publicou no Twitter uma fotografia acompanhada da descrição: "Hoje à noite em Derry. Completa loucura". 

Notícias ao Minuto© Twitter/ Lyra McKee

Lyra McKee era uma jornalista respeitada e admirada, tendo sido eleita uma das 30 pessoas mais influentes com menos de 30 anos pela Forbes na categoria de media na Europa em 2016. A sua paixão, descrita pela revista, era 'escavar' assuntos que não interessavam a outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório