Meteorologia

  • 19 MAIO 2019
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 18º

Edição

Europeias: UKIP apresenta-se como o "verdadeiro partido" do Brexit

O UKIP (Partido para a Independência do Reino Unido), força eurocética e anti-imigração, lançou hoje a campanha para as eleições europeias de maio, apresentando-se como o "verdadeiro partido" do Brexit.

Europeias: UKIP apresenta-se como o "verdadeiro partido" do Brexit
Notícias ao Minuto

18:44 - 18/04/19 por Lusa

Mundo Eleições

O lançamento da campanha surge dias depois do antigo líder da força política, o eurodeputado Nigel Farage, ter lançado oficialmente o Partido do Brexit, força política com a qual também pretende concorrer nas europeias.

Num evento em Londres, o atual líder do UKIP, Gerard Batten, tentou contrariar o potencial do novo movimento liderado por Farage, apresentando a sua força política como "o verdadeiro partido" da saída britânica da União Europeia (processo conhecido como Brexit).

Batten também tentou enfraquecer a atenção dada a Farage, considerado como um dos principais rostos da campanha do 'Brexit', afirmando que o UKIP e o resultado do referendo de 2016 não foram "a prerrogativa de um homem".

As declarações de Gerard Batten surgem um dia depois de uma sondagem, publicada pelo instituto YouGov, ter atribuído ao novo partido de Farage 27% das intenções de voto, à frente dos trabalhistas (22%) e dos conservadores (15%) britânicos.

Inicialmente prevista para 29 de março, a nova data para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) foi fixada pelo bloco comunitário (e aceite pelo Governo britânico) para 31 de outubro deste ano.

Londres terá a opção de sair mais cedo, se conseguir que o acordo de saída negociado com Bruxelas seja aprovado pelo Parlamento britânico. Tal cenário significa que o Reino Unido terá provavelmente de realizar eleições para o Parlamento Europeu. Nesse sentido, o Governo britânico estabeleceu medidas para preparar uma participação nas eleições europeias a 23 de maio.

Segundo Gerard Batten, os adiamentos acordados tornam "inevitavelmente" as eleições europeias uma "repetição" do referendo britânico (e que determinaria o Brexit) de 23 de junho de 2016.

Batten tem como objetivo convencer os eleitores britânicos a reeditarem os resultados que o UKIP alcançou nas eleições europeias de 2014.

Nesse ano, o partido ganhou as eleições e conseguiu eleger 24 dos 73 eurodeputados britânicos presentes no Parlamento Europeu.

Segundo uma projeção do Parlamento Europeu (PE) divulgada hoje em Bruxelas, o UKIP, partido fundado em 1993, ficará pela eleição de nove eurodeputados.

As eleições europeias 2019 vão ter lugar de 23 a 26 de maio.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório