Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Curto-circuito em Notre-Dame é causa provável de incêndio, diz polícia

Fonte próxima da investigação já tinha adiantado esta teoria, que é agora confirmada pelas autoridades.

Curto-circuito em Notre-Dame é causa provável de incêndio, diz polícia
Notícias ao Minuto

17:31 - 18/04/19 por Filipa Matias Pereira

Mundo Reino Unido

Os investigadores franceses avançaram, na tarde desta quinta-feira, que a ocorrência de um curto-circuito é a causa mais provável do incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, dá conta a CNN.

Fontes próximas da investigação, recorde-se, já tinham avançado com esta teoria, numa altura em que os responsáveis estavam ainda a analisar "os elevadores que funcionavam nos andaimes das obras". 

Como parte do trabalho de restauração que estava a ser levado a cabo na catedral, tinha sido colocado um andaime de 500 toneladas, que era utilizado pelos trabalhadores com recurso a três elevadores. Dois desses elevadores já estavam em funcionamento desde quinta-feira passada.

As declarações dos agentes deram uma certeza aos investigadores - a origem do fogo terá estado localizada na esquina, ou seja, na base do pináculo (que acabou por cair) do lado do rio Sena e quando chegaram ao local já era demasiado tarde para conseguir dominar as chamas.

Já a imprensa francesa revela ainda que os três principais elementos da estrutura da catedral parisiense ameaçam cair, três dias após o incêndio ter deflagrado. Durante o trabalho de remoção dos escombros, o ministro da Cultura, Franck Riester, detalhou que estes elementos são "pontos de grande fragilidade", escreve o Fígaro. 

Jean-Claude Gallet, o comandante da Brigada de Bombeiros de Paris, congratulou-se nesta terça-feira pela manhã pelos bombeiros terem conseguido conter o fogo antes de este 'atacar' as torres ocidentais. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório