Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Notre-Dame: Esta quinta-feira é de agradecimento aos bombeiros em Paris

Mais de 400 bombeiros tomaram parte num combate às chamas que durou nove horas.

Notre-Dame: Esta quinta-feira é de agradecimento aos bombeiros em Paris
Notícias ao Minuto

10:44 - 18/04/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo França

Correram mundo as imagens da catedral de Notre-Dame envolta em chamas na passada segunda-feira. Durante nove horas, mais de 400 bombeiros combateram o incêndio para tentar salvar a estrutura da histórica catedral, erigida no século XII.

As chamas destruíram registos, obras, o telhado e o pináculo de Notre-Dame. Mas para lá da estrutura, as torres, um famoso órgão e várias obras sobreviveram, mérito de quem no terreno combateu o fogo que deixou, inclusive, um bombeiro gravemente ferido.

Esta quinta-feira, França presta tributo aos bombeiros que combateram as chamas, dá conta a Associated Press.

Emmanuel Macron, o presidente francês, vai receber os bombeiros numa cerimónia na câmara de Paris, onde irá decorrer também um concerto de música para violino de Bach. Serão ainda lidas passagem de 'O Corcunda de Notre-Dame', histórica obra de Victor Hugo que voltou a ser recordada e a bater recordes de vendas após o incêndio que afetou a catedral.

Embora tudo aponte para um incêndio iniciado de forma acidental, decorrem ainda investigações para apurar o que se passou. Entretanto, já mais de 600 milhões de euros foram angariados para a reconstrução do edifício, graças a doações de empresários e multinacionais.

Entre as figuras homenageadas estará Jean-Marc Fournier, o capelão da brigada de bombeiros parisiense, que foi notícia por ter conseguido resgatar a tempo relíquias que se encontravam na catedral.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório