Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Forças de segurança detêm 67 pessoas por tentarem protestar na Nicarágua

O número de pessoas detidas na Nicarágua na quarta-feira, por tentarem participar num protesto contra o Presidente Daniel Ortega, foi de 67, informou a Unidade Nacional Azul e Branca.

Forças de segurança detêm 67 pessoas por tentarem protestar na Nicarágua
Notícias ao Minuto

00:58 - 18/04/19 por Lusa

Mundo Tensão

Entre os detidos estava o jornalista Abixael Mogollón, durante a cobertura do evento e libertado horas depois, juntamente com outras três mulheres, depois de sofrer tortura e a apreensão dos seus pertences pela Polícia Nacional, segundo o seu depoimento.

Até a tarde deste quarta-feira, apenas quatro pessoas foram libertadas, após terem sido detidas pela polícia e paramilitares, segundo a Unidade.

Os manifestantes nicaraguenses, incluindo duas adolescentes, foram presas em diferentes pontos de Manágua, quando tentavam chegar ao ponto de encontro do protesto, segundo os organizadores.

Dezenas de manifestantes ficaram presos na tarde de quarta-feira num centro de negócios, cercados pela polícia.

Antes da intervenção policial, vários nicaraguenses tinham chegado em pequenos grupos ao ponto estabelecido pela Unidade para protestar contra Ortega, mas uma forte mobilização de policiais em Manágua impediu que se reunissem.

A polícia rejeitou a convocação do protesto contra Ortega, como fez nos últimos 12 anos de seu Governo, apesar das críticas porque a decisão contradiz a Constituição em relação às liberdades públicas, afirmou a oposição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório