Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Anac anuncia encerramento de postos presenciais em aeroportos brasileiros

A Agência Nacional de Aviação Civil brasileira (Anac) anunciou hoje que irá encerrar os seus postos de atendimento presencial em 15 aeroportos do país, a partir de junho deste ano.

Anac anuncia encerramento de postos presenciais em aeroportos brasileiros
Notícias ao Minuto

23:07 - 17/04/19 por Lusa

Mundo Brasil

Em comunicado enviado à imprensa local, a Anac informou que "o serviço será descontinuado devido à baixa procura, e tendo em vista que há canais que suprem esse tipo de atendimento ao passageiro".

O serviço passará a ser automatizado a partir de maio, o que, segundo a agência, irá permitir uma maior poupança de recursos.

"Essa mudança trará uma melhor aplicação dos recursos públicos. Isso porque a manutenção de terceirizados em 15 aeroportos, apenas para o registo de manifestações, custa quatro milhões de reais/ano (90 mil euros), enquanto a instalação de postos de autoatendimento em 24 aeroportos terá o custo de 1,2 milhões de reais (27 mil euros) a cada período de três anos", acrescentou a Anac em comunicado.

A agência informa ainda que usará os recursos para otimizar a capacidade de fiscalização das operações nos aeroportos, através de operações especiais e vigilância continuada.

A Anac acrescentou que os "passageiros que não ficarem satisfeitos com a resolução do problema individual via plataforma, podem recorrer aos órgãos de defesa do consumidor".

Os 15 postos de atendimento presencial que serão fechados localizam-se nos aeroportos de Brasília, Congonhas, Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Confins, em Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Manaus e Natal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório