Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Candidato da oposição na Turquia proclamado vencedor em Istambul

O candidato do opositor Partido Republicano Popular (CHP, social-democrata) foi proclamado vencedor das eleições municipais em Istambul, apesar do recurso do partido do Presidente Recep Tayyip Erdogan na terça-feira, confirmou hoje a autoridade eleitoral.

Candidato da oposição na Turquia proclamado vencedor em Istambul
Notícias ao Minuto

16:41 - 17/04/19 por Lusa

Mundo Ekrem Imamoglu

O novo presidente da câmara de Istambul, Ekrem Imamoglu, recebeu hoje da Alta Comissão Eleitoral o documento relativo ao seu mandato, indicou o CHP.

O Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, no poder) pretende que seja realizada uma nova votação em Istambul a pretexto de que a de 31 de março registou "irregularidades".

"Ekrem Imamoglu obteve o seu mandato. Vamos todos deslocar-nos à câmara municipal", anunciou o deputado do CHP Engin Altay, dirigindo-se a dezenas de partidários concentrados junto ao edifício onde funciona a autoridade eleitoral.

A autarquia de Istambul, a maior cidade do país, era controlada há 25 anos por eleitos do movimento islamita. Recep Erdogan foi antes presidente desta câmara municipal.

Segundo os resultados provisórios das eleições municipais, o AKP foi o partido mais votado a nível nacional, mas sofreu um amargo revés perdendo as câmaras da capital, Ancara, e de Istambul.

O partido presidencial apresentou vários recursos junto da autoridade eleitoral, que levaram a uma recontagem parcial dos votos, sobretudo dos cerca de 300 mil considerados nulos no dia da votação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório