Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Sondagens à boca da urna indicam vitória de Widodo na Indonésia

Dados preliminares das sondagens à boca das urnas apontam para uma vantagem de oito a nove pontos percentuais do atual Presidente indonésio, Joko Widodo, sobre o seu adversário, Prabowo Subianto, nas eleições presidenciais de hoje.

Sondagens à boca da urna indicam vitória de Widodo na Indonésia
Notícias ao Minuto

14:46 - 17/04/19 por Lusa

Mundo Presidenciais

A empresa de sondagens Poltracking Indonésia é a que dá a maior margem a Jokowi, como o chefe de Estado é conhecido, com 55% contra os 46% de Prabowo, enquanto o Indo Barometer é a que dá a vitória por uma margem mais curta: 53,7% contra 46,3%.

Várias horas depois do fecho das urnas as equipas dos dois candidatos apresentam dados diferentes.

Hasto Kristiyanto, do Partido Democrático Indonésio da Luta, uma das formações que apoia Jokowi, disse que os dados internos apontam para uma vitória com entre 57 e 58% dos votos.

Do lado de Prabowo também se reivindica vitória, com 55,4% dos votos contra 42,8% de Jokowi.

Durante a reta final da campanha, Prabowo e a sua equipa questionaram vários aspetos da eleição, tendo o porta-voz Dahnil Anzar Simanjuntak afirmado que foram recolhidos vários relatórios sobre incidentes, designadamente a não abertura de algumas estações de voto ou de outras que abriram depois da hora marcada.

No passado as contagens rápidas e as sondagens à boca da urna provaram estar bastante corretas na previsão do resultado final, segundo a imprensa indonésia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório