Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Galo do topo do pináculo de Notre-Dame encontrado nos escombros

O Ministério da Cultura francês confirmou que o famoso cata-vento foi encontrado na noite de terça-feira.

Galo do topo do pináculo de Notre-Dame encontrado nos escombros
Notícias ao Minuto

13:33 - 17/04/19 por Sara Gouveia

Mundo França

Depois de se ter pensado que estaria queimado, derretido e de ter estado desaparecido, o famoso cata-vento do topo do pináculo de Notre-Dame, que tinha caído na noite de segunda-feira durante o incêndio, foi encontrado na noite de terça-feira.

"O galo foi salvo. Eu vi o arquiteto-chefe dos monumentos históricos a descer com o galo nos braços", disse ao Le Parisien fonte do Ministério da Cultura francês.

"Está amassado, mas provavelmente é possível restaurar. Mas como tem a marca do embate ainda não foi possível verificar se as relíquias ainda estão lá", revelou.

É porque a estátua em forma de galo não é um cata-vento normal e, desde 1935 que tem no seu interior três relíquias: uma relíquia de São Dinis, uma relíquia da Santa Genoveva e um fragmento da coroa de espinhos, porque o então arcebispo de Paris, o cardeal Verdier, queria criar uma espécie de proteção espiritual para os fiéis que se encontrassem no interior da catedral.

A feliz descoberta foi feita por um dos restauradores responsáveis pela escavação dos escombros. Jacques Chanut, o presidente da Federação Francesa de Construção, partilhou imagens do galo nos braços de  Philippe Villeneuve, o arquiteto encarregue dos trabalhos de renovação de Notre-Dame.

"Incrível! Um dos nossos membros recuperou dos escombros o galo do pináculo de Notre-Dame. A sua intuição estava certa! Obrigado aos nossos construtores apaixonados pelo património pelo seu empenho: O saber francês está aqui", escreveu.

O Ministério da Cultura já confirmou ao jornal francês que se trata o galo do pináculo e que foi realmente encontrado na noite de terça-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório