Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

O 'milagre' das estátuas que se salvaram do incêndio de Notre-Dame

As 16 estátuas representam os 12 apóstolos e quatro evangelistas de renome.

Notícias ao Minuto

10:32 - 17/04/19 por Sara Gouveia

Mundo França

Quase como um milagre, as 16 estátuas que decoravam o pináculo que ardeu e colapsou na Catedral de Notre-Dame foram retiradas apenas quatro dias antes do incêndio para serem alvo de trabalhos de restauro. As estátuas em cobre com pátina verde que representam 12 apóstolos e quatro evangelistas escaparam às chamas e estão guardadas em segurança numa empresa de Dordogne, perto da comuna de Périgueux.

"Ao olhar para as imagens terríveis da catedral em chamas, percebi que a nossa oficina é agora o refúgio de peças únicas no mundo e os últimos vestígios da grande obra do arquiteto Viollet-le-Duc de 1859", relembrou Patrick Palem, fundador da Socra, a empresa especializada na renovação e restauro de obras de arte ao Le Parisien.

As estátuas com 3,40 metros de altura e 150 kg cada foram transportadas em caixas de madeira. Uma manipulação necessária para garantir o seu transporte em condições. "Quando as vimos chegar às nossas oficinas após as longas e meticulosas manobras com o guindaste, demos um suspiro de alívio e pensámos na sorte que teríamos de poder trabalhar nessas obras incríveis", recordou, acrescentando que "ninguém suspeitava do drama que ocorreria dias depois".

Patrick garantiu ainda que certamente se tivessem ficado na catedral, as obras de arte não teriam tido hipótese. "Elas adornavam a base do pináculo e, com a temperatura elevada devido ao fogo, as suas estruturas em cobre não teriam durado muito tempo. Tinham derretido e não sobraria absolutamente nada", explicou.

As estátuas vão agora ser alvo de toda a atenção, mesmo depois de o seu calendário de restauração se ter tornado mais vago depois do incêndio. "Em princípio terão de ser entregues em Paris até 2022, mas de momento não sabemos mais informações. Vamos começando como estava planeado, a restaurar as estruturas enferrujadas e depois vamos elaborar um plano com as autoridades", rematou.

Recorde-se que o incêndio na Catedral de Notre-Dame, em Paris, começou ao final da tarde de segunda-feira e foi extinto cerca de 15 horas depois. 

Acima, na galeria, pode ver algumas imagens das estátuas, bem como dos trabalhos para as retirar do pináculo dias antes do incêndio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório