Meteorologia

  • 21 ABRIL 2019
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 18º

Edição

Oposição da Nicarágua mantém apelo para a manifestação contra o Governo

A Unidade Nacional Azul e Branco da Nicarágua anunciou na terça-feira que mantém o apelo para uma manifestação hoje contra o Governo de Daniel Ortega, no contexto da crise que eclodiu há um ano, embora a Polícia Nacional não autorize.

Oposição da Nicarágua mantém apelo para a manifestação contra o Governo
Notícias ao Minuto

00:49 - 17/04/19 por Lusa

Mundo PRotestos

"A marcha vai [acontecer]", afirma a Unidade Nacional, numa carta pública, que apela à comunidade internacional "para instar o Governo da Nicarágua a não proibir a mobilização e a respeitar o direito fundamental e inalienável da liberdade de expressão e mobilização".

Segundo a Unidade Nacional, "desde abril do ano passado que o regime do [Presidente] Daniel Ortega mantém o país num Estado de exceção e rutura com toda a ordem constitucional".

A mobilização dos cidadãos está marcada para esta quarta-feira às 14:00 locais (21:00 em Lisboa), numa das principais avenidas de Manágua.

Na carta pública, a Unidade Nacional argumenta que a livre circulação é um direito estabelecido na Constituição da Nicarágua e fará uso dela, e refere-se à marcha como cívica e pacífica para exigir liberdade e justiça com democracia.

A Polícia da Nicarágua decidiu na terça-feira "não autorizar" essa mobilização, sob o argumento de que a Unidade Nacional Azul e Branca não tem personalidade jurídica.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) tem em implementação a Carta Democrática Interamericana, por rutura da ordem constitucional que, se executada, suspenderia a Nicarágua do organismo internacional.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório