Oposição da Nicarágua mantém apelo para a manifestação contra o Governo

A Unidade Nacional Azul e Branco da Nicarágua anunciou na terça-feira que mantém o apelo para uma manifestação hoje contra o Governo de Daniel Ortega, no contexto da crise que eclodiu há um ano, embora a Polícia Nacional não autorize.

Notícia

© Reuters

Lusa
17/04/2019 00:49 ‧ 17/04/2019 por Lusa

Mundo

PRotestos

"A marcha vai [acontecer]", afirma a Unidade Nacional, numa carta pública, que apela à comunidade internacional "para instar o Governo da Nicarágua a não proibir a mobilização e a respeitar o direito fundamental e inalienável da liberdade de expressão e mobilização".

Segundo a Unidade Nacional, "desde abril do ano passado que o regime do [Presidente] Daniel Ortega mantém o país num Estado de exceção e rutura com toda a ordem constitucional".

A mobilização dos cidadãos está marcada para esta quarta-feira às 14:00 locais (21:00 em Lisboa), numa das principais avenidas de Manágua.

Na carta pública, a Unidade Nacional argumenta que a livre circulação é um direito estabelecido na Constituição da Nicarágua e fará uso dela, e refere-se à marcha como cívica e pacífica para exigir liberdade e justiça com democracia.

A Polícia da Nicarágua decidiu na terça-feira "não autorizar" essa mobilização, sob o argumento de que a Unidade Nacional Azul e Branca não tem personalidade jurídica.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) tem em implementação a Carta Democrática Interamericana, por rutura da ordem constitucional que, se executada, suspenderia a Nicarágua do organismo internacional.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas