Na Indonésia, que tem três fusos horários, as primeiras urnas abriram na província de Papua, seguindo-se as das regiões central e, depois, a zona ocidental, onde se inclui a capital do país, Jacarta.
Para a eleição presidencial, o atual chefe de Estado, Joko Widodo, enfrenta o ex-general Prabowo Subianto para liderar o país com a maior população muçulmana do mundo.
Além do Presidente e vice-Presidente, os eleitores escolhem os 711 membros das duas câmaras da Assembleia Consultiva Popular, 575 no Conselho Representativo Popular e 136 no Conselho Representativo Regional.
Em jogo estarão ainda mais de 19.500 lugares em mais de 2.000 distritos eleitorais legislativos a nível regional, municipal e local. Há 16 partidos concorrentes, quatro estreantes.
Dados da Comissão Nacional de Eleições notam que os 192,8 milhões de eleitores podem escolher entre mais de 245 mil candidatos a 20.528 lugares no parlamento nacional, em estruturas legislativas nas 34 províncias e em mais de 500 distritos e municipalidades.