Meteorologia

  • 15 NOVEMBRO 2019
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 13º

Edição

Polícia brasileira faz buscas em casa do presidente afastado da Vale

A Polícia brasileira realizou hoje buscas na residência do presidente da empresa mineira Vale, temporariamente afastado, Fábio Schvartsman, no âmbito do inquérito à rutura de uma barragem em Brumadinho, que fez 229 mortes em janeiro deste ano.

Polícia brasileira faz buscas em casa do presidente afastado da Vale

As buscas em casa de Schvartsman, em São Paulo, fizeram parte dos cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara da Justiça Federal em Minas Gerais, e levados a cabo pela Polícia Federal.

Além de São Paulo, foram cumpridos dois mandados em Belo Horizonte, um no Rio de Janeiro, e outro em Nova Lima, no Estado de Minas Gerais.

Num comunicado enviado à imprensa local, a corporação afirmou que "as medidas visam apreender documentos e outros elementos que guardem relação aos factos apurados".

Em 25 de janeiro, a barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, propriedade da empresa Vale, sofreu uma rutura, matando centenas de pessoas e contaminando o Rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco, um dos mais importantes cursos de água do Brasil e da América do Sul.

De acordo com último balanço da Defesa Civil, 229 mortes foram confirmadas e 48 pessoas estão desaparecidas, devido à rutura da barragem.

Desde o rompimento da barragem, 13 indivíduos investigados chegaram a ser presos, sendo que 11 eram funcionários da mineira Vale e dois da TÜV SÜD, empresa de consultoria que atestou a estabilidade da estrutura de Brumadinho, mas nenhum se encontra na cadeia atualmente.

Em 13 de março, o presidente afastado da Vale, Fabio Schvartsman, prestou depoimento à Polícia Federal e, em 2 de março, o conselho de administração da companhia aprovou o seu afastamento.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório