Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Notre-Dame: Estrutura "mantém-se bem" apesar das vulnerabilidades

A estrutura de Notre-Dame de Paris "mantém-se bem" após o incêndio que devastou a catedral, mas foram identificadas "vulnerabilidades" no edifício, nomeadamente ao nível da abóbada, declarou hoje o secretário de Estado do Interior francês.

Notre-Dame: Estrutura "mantém-se bem" apesar das vulnerabilidades
Notícias ao Minuto

14:16 - 16/04/19 por Lusa

Mundo Governo

O salvamento da catedral jogou-se "num quarto de hora, meia hora", disse Laurent Nuñez num encontro com a imprensa, falando do lapso de tempo em que um grupo de bombeiros "pondo em risco as suas vidas" entrou nas duas torres e atacando o fogo do interior conseguiu evitar que elas caíssem.

O secretário de Estado adiantou que estando o incêndio terminado, a "preocupação principal agora" é com a segurança do edifício, cujo pináculo e uma grande parte do telhado ficaram destruídos.

"Os trabalhos de segurança no interior de Notre-Dame de Paris vão durar cerca de 48 horas, o que permitirá (...) aos sapadores bombeiros entrar com o pessoal do Ministério da Cultura para recuperar as obras, uma grande parte das quais não foram danificadas", disse ainda Nuñez.

Ao seu lado, o ministro da Cultura, Franck Riester, indicou que a abóbada deve conseguir manter-se.

"É preciso ser muito prudente. Há três buracos importantes. Os arquitetos estão a definir com os sapadores bombeiros de Paris as melhores medidas a tomar para preservar o que está mais ameaçado", adiantou.

Vários ministros franceses reuniram-se hoje sob a liderança do chefe de governo, Edouard Philippe, para preparar um "plano de reconstrução" da catedral de Notre-Dame de Paris, destruída parcialmente pelas chamas, segundo a agência France Presse.

Nuñez e Riester participaram na reunião à porta-fechada que inclui o ministro das Finanças Públicas, Gérald Darmanin, e a porta-voz do governo Sibeth Ndiaye.

Após uma noite inteira a lutar contra as chamas, os bombeiros conseguiram controlar hoje de manhã o incêndio aparentemente acidental que devastou a emblemática catedral, suscitando uma vaga de emoção e provocando um afluxo de doações para financiar uma reconstrução que parece titânica.

"Reconstruiremos" Notre-Dame, afirmou na segunda-feira à noite Emmanuel Macron em frente à catedral em chamas, cujo pináculo e grande parte do telhado foram destruídos.

Foi organizada uma subscrição nacional e as promessas de doações das grandes fortunas francesas começam a chegar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório