Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Grandes pinturas de Notre-Dame serão restauradas no Louvre

Os estragos que sofreram foram, apenas, devido ao fumo.

Grandes pinturas de Notre-Dame serão restauradas no Louvre
Notícias ao Minuto

12:57 - 16/04/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Ministro da Cultura

As grandes pinturas da Catedral de Notre-Dame que ficaram danificadas devido ao incêndio que deflagrou esta segunda-feira serão transportadas, a partir de sexta-feira, para o Museu do Louvre, anunciou esta manhã o ministro da Cultura, Franck Riester.

O governante começou por afirmar que as pinturas escaparam às chamas mas que sofreram alguns danos devido ao fumo.

Agora, serão transportadas "em segurança" para o mais famoso museu da cidade, onde serão "desumidificadas e restauradas".

O ministro garantiu ainda que as rosáceas da catedral, os ornamentos usados no topo das catedrais durante o período gótico, não terão sofrido "estragos catastróficos". E indicou que as relíquias do tesouro, nomeadamente a coroa de espinhos que os cristãos acreditam ter sido usada por Jesus Cristo na crucificação, e a túnica de São Luís, foram resgatadas, e "estão seguras na Câmara Municipal" de Paris.

"Quanto ao órgão, parece ter sido bastante afetado. Os grandes quadros no interior, aparentemente, não, mas podem ter sido também danificados pela água. Ainda é cedo para avaliar. Falta entrar lá dentro e retirar as peças que foram atingidas pelo fogo, fazer um diagnóstico para começar a restaurar", disse o ministro da Cultura.

Sobre este diagnóstico, o responsável indicou que deverá ainda levar meses a avaliar toda a extensão do sinistro, que se tornou num "drama" acompanhado em todo o mundo.

Frank Riester referiu ainda que "o Estado francês tudo fará para recuperar o património perdido", e que "há pessoas de todo o mundo que já manifestaram disponibilidade para ajudar".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório