Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Notre-Dame: Espanha vai rever segurança elétrica dos seus monumentos

Espanha vai rever a segurança das instalações elétricas dos seus monumentos na sequência do incêndio que destruiu parcialmente a catedral de Notre-Dame de Paris, anunciou hoje o ministro da Cultura, José Guirao.

Notre-Dame: Espanha vai rever segurança elétrica dos seus monumentos
Notícias ao Minuto

11:09 - 16/04/19 por Lusa

Mundo Ministro

"Obviamente, é um sinal de alarme e vamos começar uma revisão de todas as instalações" dos grandes monumentos, declarou Guirao à rádio pública RNE, sem precisar quais os monumentos em causa.

Trata-se de uma "consequência evidente" do incêndio que desfigurou na segunda-feira a catedral parisiense, destruindo o seu pináculo e uma grande parte do seu telhado, adiantou o ministro espanhol.

"O perigo é sempre as instalações elétricas antigas, que devem ser vigiadas", sublinhou, assegurando que "em geral, as instalações dos nossos grandes monumentos são seguras".

Os investigadores do incêndio na catedral de Notre-Dame analisam a possibilidade de o fogo ter começado ao nível do andaime das obras de renovação no telhado, segundo uma fonte próxima do dossier em Paris. Foi aberto um inquérito por "destruição involuntária por fogo".

José Guirao anunciou que vai falar com o seu homólogo francês, Frank Riester, para se colocar "à sua inteira disposição".

"Por enquanto, é sobretudo apoio moral, solidariedade e depois o que tiverem necessidade", adiantou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório