Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

O dia em que Victor Hugo evocou o incêndio em Notre-Dame. Premonição?

História contada há 188 anos ganhou vida esta segunda-feira.

O dia em que Victor Hugo evocou o incêndio em Notre-Dame. Premonição?
Notícias ao Minuto

10:22 - 16/04/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Literatura

Foi em 1831, na sua obra 'Notre-Dame de Paris', que Victor Hugo fez da catedral - a par de Quasimodo, Esmeralda e Frollo - as personagens principais de um romance que visava alertar para a necessidade de restauração de um dos monumentos mais importantes da cidade de Paris.

"Tão linda como se mantém preservada à medida que envelhece, é difícil não suspirar, não ficar indignado com a sua degradação, as inúmeras mutilações que o homem e o tempo em simultâneo fizeram ao vulnerável monumento, sem respeito por Calos Magno, que colocou a sua primeira pedra, e por Philippe-Auguste, que colocou a última", escrevia o autor na obra que acabou por ser adaptada também ao cinema.

Embora Victor Hugo não previsse que cerca de 188 anos depois a catedral fosse consumida pelas chamas, naquele que será o momento mais triste da sua história, a verdade é que já na sua obra se referia a um momento em que Notre-Dame assistiria a um incêndio. No próprio filme da Disney, e quando Quasimodo tenta salvar Esmeralda da morte, o cenário que envolve a cidade é de chamas e fumo.

A coincidência tem levado muitos a questionar hoje se o romancista terá premeditado a desgraça. Essa será uma teoria que nunca poderá ser comprovada. Certo é que após a tragédia muitos são os que estão reunidos para garantir que o monumento volte a ser restaurado e a ganhar vida, tal como aconteceu anos depois de Victor Hugo ter escrito a sua obra.

De salientar que a tragédia e o interesse gerado em torno da obra do autor fez com a sua obra chegasse hoje ao número um de vendas na plataforma Amazon.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório