Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

"Os meus pensamentos estão com os franceses", diz May

A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou hoje que os seus "pensamentos estão com a população francesa" e com "os que combatem o terrível incêndio na catedral de Notre-Dame".

"Os meus pensamentos estão com os franceses", diz May
Notícias ao Minuto

21:17 - 15/04/19 por Lusa

Mundo Incêndios

"Os meus pensamentos estão esta noite com a população francesa e os serviços de urgência que combatem o terrível incêndio na Catedral de Notre-Dame", afirma May na sua conta na rede social Twitter.

O incêndio na catedral de Notre-Dame de Paris começou cerca das 18h50 locais (17h50 em Portugal) e atingiu toda a estrutura do edifício, segundo o porta-voz do monumento, André Finot.

Cerca de uma hora depois de ter começado o incêndio, o pináculo de Notre-Dame desmoronou-se.

Os bombeiros disseram que o incêndio terá começado no sótão da catedral e admitiram que a situação poderá estar ligada aos trabalhos de reabilitação do edifício, que é o monumento histórico mais visitado da Europa.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, que tinha um discurso à nação agendado para esta noite, centrado em medidas de revitalização económica, adiou a comunicação em consequência do incêndio.

"Notre-Dame de Paris consumida pelas chamas. Emoção de uma nação inteira. Pensada para todos os católicos e para todos os franceses. Como todos os nossos compatriotas, estou triste esta noite por ver a arder uma parte de nós", escreveu Macron na rede social Twitter, antes de se dirigir para o local.

Entre as primeiras mensagens de pesar e de solidariedade contam-se as dos presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, bem como dos chefes de governo da Alemanha, Angela Merkel, e de Espanha, Pedro Sanchéz.

A catedral de Notre-Dame foi edificada em 1163 e iniciou a função religiosa em 1182, embora os trabalhos de construção tenham prosseguido até 1345.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório