Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Dois milhões de iranianos afetados por inundações precisam ajuda

Cerca de dois milhões de iranianos precisam de ajuda humanitária após terem sido afetados pelas inundações que atingiram o país nas últimas semanas e já fizeram pelo menos 78 mortos, indicou hoje a Cruz Vermelha.

Dois milhões de iranianos afetados por inundações precisam ajuda
Notícias ao Minuto

15:24 - 15/04/19 por Lusa

Mundo Cruz Vermelha

A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC, na sigla em inglês), classificou as inundações, em comunicado, como "o maior desastre no Irão em mais de 15 anos".

De acordo com a organização não-governamental, as inundações, que ocorrem desde 19 de março, fizeram mais de um milhão de feridos e pelo menos 78 mortos.

Cerca de 10 milhões de pessoas de duas mil cidades e vilas foram afetadas pelas inundações e mais de 500 mil pessoas ficaram desalojadas, segundo estima a Cruz Vermelha.

"Ao todo, os serviços do Crescente Vermelho entraram em contacto com mais de 457 mil pessoas", das quais 239 mil receberam ajuda de emergência, afirmou a organização.

No sábado, uma nova ocorrência de chuvas fortes afetou a zona este do Irão, uma área desértica, e as autoridades emitiram um novo alerta de inundações.

De acordo com as autoridades, das 31 províncias do Irão, 25 foram afetadas e mais de 14 mil quilómetros de estradas ficaram destruídas, estimando-se que os danos materiais apresentem um prejuízo de 300 a 350 milhares de rials iranianos (entre 1,93 e 2,25 milhares de euros).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório