Meteorologia

  • 25 MAIO 2019
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 23º

Edição

May vai negociar com oposição para tentar acordar compromisso para Brexit

As discussões entre o governo britânico e a oposição trabalhista para um compromisso sobre o Brexit vão continuar na próxima semana, para "fazer um balanço", após o domingo de Páscoa, disse hoje o vice-primeiro-ministro, David Lidington.

May vai negociar com oposição para tentar acordar compromisso para Brexit
Notícias ao Minuto

16:33 - 14/04/19 por Lusa

Mundo Reino Unido

As negociações, que começaram no início deste mês, "certamente continuarão na próxima semana", disse Lidington à BBC.

O braço direito de Theresa May afirmou que tinha acordado com John McDonnell "um programa de reuniões na próxima semana" entre membros do governo e líderes do Partido Trabalhista "para discutir coisas como normas de proteção do ambiente, direitos dos trabalhadores e relações de segurança entre o Reino Unido e a União Europeia (UE)".

Lidington disse esperar "fazer um balanço da situação assim que o parlamento retomar os trabalhos depois das férias da Páscoa", sublinhando que "a questão não pode arrastar-se mais".

O vice-primeiro-ministro explicou que se não for alcançado um compromisso com a oposição, o Governo apresentará no parlamento uma série de opções sobre o Brexit, obrigando aquele órgão a tomar decisões, "vez de votar contra tudo".

"O governo então implementará a vontade do parlamento", declarou.

Na quinta-feira passada, a primeira-ministra britânica exortou os deputados a apoiarem um compromisso entre partidos "no interesse nacional", já que o parlamento votou três vezes contra o acordo proposto pelo governo com a União Europeia.

Originalmente programado para 29 de março passado e depois adiado para 12 de abril, o Brexit foi programado para 31 de outubro, para dar oportunidade ao Governo de evitar uma saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo entre as partes.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório