Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

EUA vê Paraguai como "parceiro" para recriar democracia na Venezuela

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou hoje que vê o Paraguai "como um parceiro" para restabelecer a democracia na Venezuela, após uma reunião com o Presidente paraguaio, Mario Benítez, em Assunção, capital paraguaia.

EUA vê Paraguai como "parceiro" para recriar democracia na Venezuela
Notícias ao Minuto

18:30 - 13/04/19 por Lusa

Mundo Mike Pompeo

"Vemos uma oportunidade de associarmo-nos com verdadeiras democracias, partilharmos os nossos valores, objetivos e aspirações", referiu Pompeo em declarações aos jornalistas, acrescentando: "Vemos o Paraguai como um parceiro".

A reunião com o Presidente paraguaio surge na sequência da viagem de Mike Pompeo aos países sul-americanos para debater a situação da Venezuela.

O secretário de Estado defendeu que o retorno da Venezuela à democracia exige um "trabalho de equipa" e apelou à cooperação do Grupo de Lima nesse sentido.

"Esta não é a apenas a posição dos Estados Unidos ou do Paraguai. Outras nações de todo o mundo defendem e reconhecem o Presidente da Assembleia Constituinte, Juan Guaidó, como o correto [Presidente da Venezuela] ", sublinhou, após uma reunião com o Presidente Benitez.

Mike Pompeo condenou o Governo de Nicolás Maduro e referiu que os Estados Unidos tudo farão pela "defesa da democracia" da Venezuela.

É a primeira vez que um secretário de Estado norte-americano visita o Paraguai, desde 1965, quando Dean Rusk, responsável pela diplomacia na Presidência de Lyndon Johnson, viajou para o país, governado na altura pelo ditador Alfredo Stroessner (1954-1989).

Mike Pompeo agradeceu o respeito e assegurou que não irá passar tanto tempo até que alguém com o mesmo cargo que desempenha volte àquele país, pois considera que a amizade que une os dois países é "demasiado importante".

Após a sua visita ao Paraguai, o Mike Pompeo seguirá para Peru, onde se irá reunir com o Presidente, Martín Vizcarra, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Nestor Popolizio.

A viagem do secretário de Estado norte-americano aos países sul-americanos termina na próxima semana, no dia 21, na localidade colombiana Cúcuta, na fronteira com a Venezuela, para avaliar os desafios limítrofes e estar a par do apoio aos refugiados venezuelanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório