Meteorologia

  • 25 MAIO 2019
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 17º

Edição

Médico usou o próprio sémen para gerar pelo menos 49 crianças

Mulheres desconfiaram quando os meninos começaram a apresentar algumas semelhanças com o clínico.

Médico usou o próprio sémen para gerar pelo menos 49 crianças
Notícias ao Minuto

13:58 - 13/04/19 por Natacha Nunes Costa 

Mundo Fecundação

Testes de ADN comprovaram que o médico Jan Karbaat, envolvido num escândalo de fertilidade na Holanda, gerou pelo menos 49 crianças ao usar o seu próprio sémen nas inseminações realizadas na sua clínica, localizada na cidade de Roterdão.

A confirmação foi feita esta sexta-feira, pela organização não governamental (ONG) Defence for Children, que representa as vítimas deste crime.

De acordo com esta ONG, o médico, que morreu em 2017, aos 89 anos, ignorava os dadores escolhidos pelas pacientes no banco de dados da clínica e, deliberadamente, fecundava os óvulos delas com os seus próprios espermatozoides.

Antes de morrer, Jan Karbaat admitiu ser pai de cerca de 60 crianças geradas na sua clínica, que fechou em 2009 por denúncias de irregularidades. Contudo, só em fevereiro deste ano é que a história ganhou outros contornos, depois de a justiça holandesa determinar que seriam feitos testes de ADN para comprovar o parentesco.

Os advogados das vítimas revelaram, de acordo com a imprensa holandesa, que as mulheres começaram a desconfiar quando alguns dos bebés nasceram com os olhos escuros, invés de ter olhos claros como os dadores e quando alguns começaram a apresentar algumas semelhanças com Jan Karbaat.

Durante a sua vida, o médico holandês foi casado três vezes e teve 22 filhos legítimos, ou seja, é pai de cerca de 70 pessoas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório