Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Líderes de principais candidaturas são homens jovens e experiência na TV

Os cinco líderes partidários das principais candidaturas às eleições gerais espanholas de 28 de abril próximo são todos homens relativamente jovens, com uma idade média de 41 anos, e muita experiência em debates e tertúlias televisivas.

Líderes de principais candidaturas são homens jovens e experiência na TV
Notícias ao Minuto

09:20 - 13/04/19 por Lusa

Mundo Espanha

O mais velho, com 47 anos, é o atual primeiro-ministro e secretário-geral do PSOE (socialista), Pedro Sánchez, e o mais novo, com 38 anos, o presidente do Partido Popular (direita), Pablo Casado.

Três deles estudaram direito e dois preferiram tirar outros cursos: Pedro Sánchez estudou Economia e o presidente do Vox (extrema-direita), Santiago Abascal, Sociologia.

"Cada vez mais, os partidos são menos importantes e os líderes mais importantes", considera a editora-chefe da Opinião do El Mundo, Lucía Mendez, recordando que os líderes atuais "começaram todos em tertúlias na televisão".

Para Lucía Mendez esta situação foi provocada pelo facto de os eleitores estarem "zangados e aborrecidos" com os políticos tradicionais que não souberam fazer a gestão da crise económica e foram apanhados numa série de casos de corrupção.

A agência Lusa faz um pequeno perfil de cada um dos cinco líderes dos partidos políticos espanhóis. A maioria das sondagens publicadas nos últimos dias indicam que cada um desses partidos deverá ter mais de 10% da preferência dos eleitores.

- Pedro Sánchez, PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), 47 anos:

Desde 02 de junho de 2018 é o sétimo primeiro-ministro espanhol da época democrática, e também, desde 2017, secretário-geral do PSOE, depois de ter sido reeleito para o cargo que já tinha desempenhado entre 2014 e 2016.

Sánchez nasceu no bairro madrileno de Tetuán e o seu pai trabalhava no setor financeiro e era militante socialista, enquanto a mãe funcionária da Segurança Social.

Jogou basquetebol até aos 21 anos de idade e é um apoiante do clube de futebol Atlético de Madrid.

Pedro Sánchez sucedeu a Alfredo Pérez Rubalcaba como secretário-geral do PSOE em julho de 2014 e ocupou pela primeira vez a cadeira de deputado no Congresso dos Deputados (parlamento) como líder da oposição a 10 de setembro de 2014.

Acabado de ser eleito secretário-geral do PSOE teve o grande desafio de tentar recuperar a unidade do partido e a confiança dos antigos votantes do PSOE, que se tinham refugiado no novo partido de extrema-esquerda Podemos.

Em 2015 e 2016 o PSOE obteve os piores resultados eleitorais da sua história, cerca de 22%, e quase foi ultrapassado pelo Podemos na preferência dos espanhóis.

Pedro Sánchez foi obrigado a demitir-se em outubro de 2016, mas em maio de 2017 ganhou as eleições primárias do partido contra as candidaturas apoiadas pela máquina partidária e os antigos líderes, entre eles o histórico Felipe Gonzalez.

- Pablo Casado PP (Partido Popular, direita), 38 anos:

Desde julho de 2018 é presidente do PP, tendo-se apresentado ao lugar para "recuperar" os votantes perdidos para o Cidadãos (direita liberal) e o Vox.

Pablo Casado substituiu na liderança do partido Mariano Rajoy, que se demitiu de primeiro-ministro na sequência da aprovação de uma moção de censura que levou à subida ao poder de Pedro Sánchez menos de dois meses antes, em junho de 2018.

O candidato do PP descreve-se a si próprio como um liberal-conservador, mas é visto mais como um neoconservador muito próximo do ex-primeiro-ministro José Maria Aznar.

Os títulos académicos de Pablo Casado foram alvo de suspeitas de terem sido obtidos ilegalmente, mas em setembro de 2018 a universidade em que tinha estudado arquivou a investigação que tinha iniciado, considerando não ter detetado quaisquer irregularidades.

- Pablo Iglesias, Podemos (extrema-esquerda), 40 anos:

Este antigo apresentador de televisão, analista político e professor universitário foi em 2014 um dos fundadores do Podemos, um dos novos partidos que colocaram em causa e acabaram com o sistema político espanhol bipartidário que permitiu durante 40 anos PSOE e PP se intercalarem na condução do executivo nacional.

Nasceu em Madrid e a mãe é advogada no sindicato histórico Comissiones Obreras (Comissões Operárias) e o pai inspetor das condições de trabalho e professor de história já reformado.

Pablo Iglesias é um dos fundadores do Podemos, nome que, segundo ele, permitia conjugar as ideias de "poder" e "democracia".

- Albert Rivera, Cidadãos, 39 anos

Nasceu na Catalunha, tendo o pai sido um operário que conseguiu montar um negócio e ter dinheiro para mandar o filho estudar para uma escola privada.

Rivera é presidente do Cidadãos desde a sua fundação em 2006 e foi deputado no parlamento regional da Catalunha, antes de se mudar para Madrid.

Na época em que vivia em Barcelona recebeu várias ameaças de morte para que abandonasse "a sua política contra o nacionalismo" e em frente da porta da sua casa um painel com a sua fotografia tinha uma bala cravada com sangue em redor da ferida que representava.

Como líder e candidato ao parlamento nacional, Rivera conseguiu que o Cidadãos subisse para os 13,93% nas legislativas de 2015 e 13,05 nas de 2016.

- Santiago Abascal, Vox, 43 anos

Nasceu em Bilbao (País Basco) e o seu pai foi um membro histórico da Aliança Popular e, mais tarde, dirigente local do PP, tendo a família sido alvo de ameaças do grupo terrorista ETA.

Aos 18 anos de idade inscreveu-se como militante do PP, partido que abandonou em 2013 alegando divergências com a direção do ex-primeiro-ministro Mariano Rajoy, entre outras coisas por causa da posição em relação a casos de corrupção que envolviam membros da formação política e à política antiterrorista contra a ETA.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório