Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Farage lança o Partido do Brexit e promete uma "revolução democrática"

O antigo líder do UKIP (Partido para a Independência do Reino Unido) e eurocético Nigel Farage lançou hoje o Partido do Brexit, força política com a qual pretende concorrer nas eleições europeias agendadas para maio.

Farage lança o Partido do Brexit e promete uma "revolução democrática"
Notícias ao Minuto

15:44 - 12/04/19 por Lusa

Mundo Europeias

Num evento realizado em Coventry (centro de Inglaterra), o atual eurodeputado britânico, que foi um dos principais rostos da campanha para a saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit'), afirmou que pretende fazer uma "revolução democrática" na política britânica com este novo partido (Brexit Party, na versão em inglês).

Farage salientou que este novo projeto político responde a um "desígnio" dos cidadãos, considerando que o Partido do Brexit será um "veículo político decente e respeitável", no qual os britânicos podem acreditar.

"Acho que o temos visto durante as últimas quatro semanas é a traição ao maior exercício democrático neste país", declarou Nigel Farage, numa referência ao novo adiamento da data para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), que foi fixada pelo bloco comunitário (e aceite pelo Governo britânico) para 31 de outubro deste ano.

Londres terá a opção de sair mais cedo, se conseguir que o acordo de saída negociado com Bruxelas seja aprovado pelo Parlamento britânico. Tal cenário significa que o Reino Unido terá provavelmente de realizar eleições para o Parlamento Europeu.

Na segunda-feira, antes do Conselho Europeu extraordinário que determinou o novo adiamento do 'Brexit', o Governo britânico estabeleceu medidas para preparar uma participação nas eleições europeias a 23 de maio.

Nigel Farage esclareceu que esta nova força política não surge "simplesmente para lutar nas eleições europeias", frisando que o escrutínio europeu será "o primeiro passo do Partido do Brexit".

O reconhecido eurocético lembrou que se no passado afirmou que pretendia "provocar um terramoto político", agora tem a intenção de fazer "uma revolução democrática na política".

Também se mostrou dececionado em relação à gestão do executivo da primeira-ministra conservadora, Theresa May, do processo do 'Brexit': "Somos leões liderados por burros".

O novo partido, frisou ainda Farage, será "profundamente intolerante com a intolerância" e irá representar toda a sociedade do país.

Durante o evento em Coventry, Farage apresentou vários dos 70 candidatos da lista do Partido do Brexit às europeias. Uma das candidatas é Annunziata Rees-Mogg, irmã do deputado conservador Jacob Rees-Mogg.

"A nossa democracia foi tão traída que senti que tenho de estar aqui hoje", disse Annunziata Rees-Mogg.

As eleições europeias 2019 vão ter lugar de 23 a 26 de maio.

Perante a possível participação do Reino Unido nas eleições europeias, uma sondagem publicada na quarta-feira, desenvolvida pela Hanbury Strategy e pelo 'think-tank' (grupo de reflexão) Open Europe, atribuiu ao novo partido de Nigel Farage uma votação na ordem dos 10%, o que representaria que o Partido do Brexit seria a terceira força política mais votada, depois do Partido Trabalhista (38%) e do Partido Conservador (23%).

O antigo partido de Farage, o UKIP, apresenta 8% das intenções de voto, segundo a mesma sondagem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório