Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Indonésia conta com um Mikhail Gorbachev como candidato

Um dos candidatos nas eleições legislativas do próximo dia 17 na Indonésia chama-se Mikhail Gorbachev, mas as semelhanças com o antigo líder da União Soviética ficam-se pelo nome e a escolha pela vida política.

Indonésia conta com um Mikhail Gorbachev como candidato
Notícias ao Minuto

14:39 - 12/04/19 por Lusa

Mundo Eleições

Mikhail Gorbachev Dom, de seu nome completo, é um jovem indonésio de 32 anos que luta por um lugar de deputado naquele país do sudeste da Ásia, onde se vão realizar eleições a 17 de abril para escolher o próximo Presidente e representantes nos parlamentos nacional e regionais.

Especialista em ambiente, o Gorbachev indonésio nasceu em 1986, época em que o seu homónimo punha em prática a Perestroika, um movimento reformista de modernização da antiga URSS que levou à desintegração do bloco soviético.

"Os meus pais estavam convencidos que iam ter uma filha, por isso entraram em pânico quando eu nasci porque não tinham escolhido nenhum nome para rapaz", explicou o jovem, em Jacarta.

Durante uma semana, o recém-nascido ficou sem nome até que, entretanto, os seus pais se sentiram inspirados pelo nome Gorbachev, que viram num jornal.

"O meu pai achou que era um nome 'cool' e como era de um líder poderoso da União Soviética, decidiram dar-me esse nome", contou.

Mikhail Gorbachev reconhece que, na sua adolescência, o seu nome invulgar lhe criou alguns problemas e admitiu que prefere ser chamado por "Gorba".

Reconhecendo a fraca eficácia das suas propostas enquanto ativista ambiental, Gorbachev considera hoje que o seu nome pode ser um trunfo na cena política.

"Apercebi-me que precisava entrar na vida política para conseguir ver as minhas ideias postas em prática", explicou, acrescentando que as pessoas podem esquecer a sua cara, mas ninguém esquece o seu nome.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório