Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Trump vai a França para o 75.º aniversário do desembarque da Normandia

O presidente norte-americano, Donald Trump, assegurou hoje que estará presente em junho nas cerimónias de comemoração em França do 75.º aniversário do desembarque dos aliados nas praias da Normandia, que abriu caminho ao fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Trump vai a França para o 75.º aniversário do desembarque da Normandia
Notícias ao Minuto

22:24 - 11/04/19 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"Lá estarei", afirmou Trump numa sessão com veteranos da Segunda Guerra Mundial, quando um deles lhe disse que esperava que o Presidente assistisse à cerimónia prevista para 6 de junho em França, onde se deu o famoso desembarque no mesmo dia de 1944.

Será a terceira viagem de Donald Trump a França desde que assumiu a Presidência dos Estados Unidos, há pouco mais que dois anos, depois das que fez em julho de 2017 para assistir ao desfile militar do Dia da Bastilha e em novembro passado, quando participou nas cerimónias do centenário da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

A sua relação com o presidente francês, Emmanuel Macron, tornou-se mais tensa nos últimos meses: em novembro, Trump criticou a proposta francesa de criação de um Exército Europeu e recentemente argumentou que o movimento dos Coletes Amarelos demonstra que fez bem em retirar-se do Acordo de Paris sobre o clima.

O anúncio sobre a sua nova viagem implica que Trump poderá visitar França duas vezes este verão, já que a cimeira anual dos líderes do G7 se realizará na cidade de Biarritz, no sudoeste francês, entre 24 e 26 de agosto.

Trump não confirmou ainda a sua presença nessa cimeira, que será a primeira desde que o chefe de Estado norte-americano deixou claras as suas tensões com os aliados do G7 durante a reunião do ano passado no Canadá, tendo chegado ao ponto de retirar o seu apoio ao comunicado final.

O presidente dos Estados Unidos poderá também visitar duas vezes o Japão nos próximos meses, primeiro em maio, devido à abdicação do imperador Akihito e à tomada do poder pelo filho, Naruhito, e depois, em finais de junho, para assistir à cimeira do G20 em Osaka.

Donald Trump detesta viagens destinadas a reforçar a importância das alianças tradicionais dos Estados Unidos ou para participar em fóruns multilaterais, preferindo as que se centram em causas concretas, como as que fez ao sudeste asiático para se reunir com o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório