Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Centro dos Estados Unidos atingido por nevões e ventos fortes

Nevões e ventos fortes afetaram hoje partes do centro dos Estados Unidos, cortando a energia a dezenas de milhares de casas e criando condições perigosas de circulação.

Centro dos Estados Unidos atingido por nevões e ventos fortes
Notícias ao Minuto

22:07 - 11/04/19 por Lusa

Mundo Meteorologia

A tempestade de neve acompanhada por fortes ventos - o segundo 'ciclone-bomba' a atingir a região num mês -- provocou o cancelamento de centenas de voos no Aeroporto Internacional de Denver, capital do estado do Colorado, e perturbou o tráfego automóvel, antes de cobrir partes do estado do Dacota do Sul com neve que chegou a atingir os 45,7 centímetros.

Centenas de escolas cancelaram as aulas nos estados do Minnesota, Nebrasca e Dacota do Sul, onde o governador decidiu encerrar hoje os serviços públicos, pelo segundo dia, em grande parte do estado, devido às perigosas condições de circulação automóvel.

Um 'ciclone-bomba' é um fenómeno meteorológico que consiste em uma rápida queda da pressão atmosférica e uma tempestade que se reforça de forma explosiva.

Cerca de 40 mil habitações e instalações comerciais ficaram sem energia nos estados de Minnesota, Dacota do Sul e Iowa ao início do dia de hoje, segundo o sítio PowerOutage.us. A principal causa foi a neve e o gelo acumulado nas linhas de transmissão, juntamente com os fortes ventos, explicou Matt Lindstrom, porta-voz da Xcel Energy, empresa baseada em Minneapolis, no Minnesota.

Um fenómeno meteorológico invulgar, mas não raro, conhecido como 'trovoada de neve' - queda de neve acompanhada por trovoada e relâmpagos - foi referenciado hoje no centro do Dacota do Sul.

Além dos impactos imediatos, a tempestade ameaçou aumentar o caudal dos rios no centro dos EUA, o designado 'Midwest', que ficou inundado depois das chuvadas de março, que provocaram prejuízos estimados em milhares de milhões de dólares. Os meteorologistas não preveem inundações similares desta vez, graças à ausência de neve húmida em terrenos congelados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório