Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

'Bela Adormecida' banida de escola primária por causa de sexismo

Títulos como 'Capuchinho Vermelho' ou 'A Bela Adormecida' foram banidos, numa decisão tomada, em conjunto, pelos pais e pela escola. No total, foram banidos 30% dos contos infantis.

'Bela Adormecida' banida de escola primária por causa de sexismo
Notícias ao Minuto

21:00 - 11/04/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Barcelona

Uma escola primária de Barcelona baniu da sua biblioteca contos de fadas como ‘A Bela Adormecida’ ou ‘O Capuchinho Vermelho’ por não serem igualitários na “perspetiva de género”.

Os clássicos infantis acima descritos são apenas dois exemplos de cerca de 200 títulos que foram retirados do espólio da escola pública catalã Tàber, por representarem as mulheres, consistentemente, como vítimas e frágeis e os homens como os protagonistas, e fortes.

A decisão foi tomada por uma comissão composta pelos pais das crianças e pela direção do estabelecimento de ensino, que determinaram que cerca de 30% dos livros infantis disponíveis para a idade em causa (menos de seis anos) são “tóxicos”, por causa dos estereótipos de género.

Anna Tutzó, uma das integrantes da comissão, refere, em entrevista ao El País, que o preconceito de género também existe nos contos de fadas e que a evolução a que se assiste na sociedade “não está a ser refletida nos contos”.

A responsável acrescentou que este tipo de história infantil perpetua o estereotipo que relaciona a coragem exclusivamente com a masculinidade e indicou que as crianças devem ter margem para avaliar de forma crítica as histórias que leem.

“Com cinco anos de idade, as crianças já assimilam os papeis de género, sabem o que é ser menino e menina e sabem o que significa. Portanto, é fundamental trabalhar a perspetiva de género desde a infância”, explicou a catalã.

Outras escolas em Barcelona estão a olhar para o exemplo desta escola primária com intenção de o seguir.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório