Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Empresa pioneira deixa mulheres tirar folga extra durante menstruação

“Confiamos nos nossos funcionários a 100% e sabemos que esta decisão não vai ser alvo de abuso”, afiança a empresa de marketing digital egípcia.

Empresa pioneira deixa mulheres tirar folga extra durante menstruação
Notícias ao Minuto

18:48 - 11/04/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Egito

Uma empresa egípcia tornou-se na primeira do mundo a dar às mulheres um dia de folga extra, todos os meses, para gozar durante o período menstrual.

A companhia de marketing digital ‘Shark and Shrimp’, sediada no Cairo, nem pede comprovativo médico para justificar a folga extra, que não envolve qualquer espécie de desconto salarial e que é dedicada às mulheres que tenham períodos menstruais mais complicados.

“É uma opção à disposição de todas as funcionárias do sexo feminino, que podem escolher que dia do período querem tirar”, indicou o departamento de Recursos Humanos da empresa, em entrevista ao Independent.

“Confiamos nos nossos funcionários a 100% e sabemos que esta decisão não vai ser alvo de abuso”, acrescentou a empresa, indicando que os funcionários ficaram, “no início, chocados” e “tímidos” em relação à questão porque “não é normal falar abertamente do assunto na região do Médio Oriente e do Norte de África”.

“Mas depois de entenderem que a política dá a todas as mulheres a confidencialidade necessária para manter os dias do período em segredo, com a nossa representante feminina de RH, ficaram muito felizes”, acrescentou o departamento.

A notícia foi recebia com gáudio no Reino Unido, por exemplo, onde grupos de ativistas pelos direitos das mulheres pedem que o governo britânico adote uma medida no mesmo sentido, conforme escreve o Independent.

Recorde-se que o ciclo menstrual, composto por duas fases distintas, envolve variações cíclicas de duas hormonas, os estrogénios e a progesterona. Embora aconteça com todas as mulheres, os seus efeitos variam de mulher para mulher, com maior ou menor intensidade. Pode, porém, causar sintomas como dores em todo o corpo ou alterações de humor com passagem repentina da depressão à euforia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório