Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Deslocados por ofensiva contra Boko Haram precisam de ajuda urgente

As Nações Unidas apelaram ao Governo nigeriano para que preste ajuda urgente a 10 mil pessoas retiradas pelo exército na sequência de uma ofensiva contra o grupo armado rebelde Boko Haram no nordeste da Nigéria.

Deslocados por ofensiva contra Boko Haram precisam de ajuda urgente
Notícias ao Minuto

13:03 - 11/04/19 por Lusa

Mundo Nigéria

"O coordenador das Nações Unidas para as questões humanitárias, Edward Kallon, apela ao Governo da Nigéria para que preste assistência humanitária e proteja cerca de 10 mil mulheres, homens e crianças que foram realojadas à força em Maiduguri", capital do estado de Borno, indicou a organização através de um comunicado, citado pela agência France Press.

Os deslocados, que foram retirados das suas casas e forçados a subir para camiões na terça-feira, sem qualquer aviso prévio, segundo testemunhos à AFP, foram transportados para a cidade de Jakana, a 40 quilómetros de Maiduguri.

A capital do Estado de Borno abriga já cerca de um milhão de deslocados em condições sanitárias desastrosas.

De acordo com o exército nigeriano, os civis no campo de deslocados de Bakassi por razões de segurança, relacionada com uma "operação militar na zona", sublinha o comunicado da ONU.

"Não tiveram tempo de recolher os seus pertences", declarou Kallon. "Alguns nem tinham sapatos", lamentou, sublinhando às autoridades nigerianas as suas responsabilidades na observância das leis internacionais de proteção dos civis.

O Boko Haram, associado ao ISWAP, o grupo autodenominado Estado Islâmico na África Ocidental, atacou já por diversas vezes Jakana, uma cidade situada no eixo entre a floresta de Beni Sheikh e o acampamento do grupo rebelde islâmico de Buni Yadi, no estado vizinho de Yobe.

Na semana passada, os jihadistas afirmaram ter atacado uma base militar em Jakana, infligindo baixas pesadas entre as forças do exército, uma informação que foi entretanto desmentida pelas forças de segurança e fontes locais à AFP.

O ISWAP tem vindo a enfrentar a pressão do exército nigeriano e dos exércitos aliados do Chade e dos Camarões, deslocados em força para região do Lado Chade após as eleições gerais na Nigéria em fevereiro.

O conflito lançado pelo Boko Haram em 2009 fez já mais de 27 mil mortos e 1,8 milhões de pessoas, deslocadas no nordeste da Nigéria, enfrentam há anos uma grave crise humanitária.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório