Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

No Brasil não há muita fome "porque há mangas nas cidades", diz ministra

A frase foi proferida durante uma Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, no Brasil.

No Brasil não há muita fome "porque há mangas nas cidades", diz ministra
Notícias ao Minuto

10:20 - 11/04/19 por Sara Gouveia

Mundo Brasil

A ministra brasileira com a pasta da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, foi alvo de críticas depois de na passada terça-feira, dia 9, ter dito que os brasileiros não passam muita fome porque têm várias árvores mangueiras nas cidades. 

"A agricultura, para países que já tiveram guerra, que já passaram fome, para eles é segurança nacional. Nós nunca tivemos guerra, nós não passamos muita fome, porque nós temos mangas nas nossas cidades, nós temos um clima tropical. Então, aqui há miséria, sim. É preciso tirar o povo da miséria. Mas esses países têm muito apreço pelos seus produtores", disse Tereza Cristina, citada pelo jornal Folha de S. Paulo.

A frase foi dita durante uma exposição feita na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na Câmara dos Deputados e gerou controvérsia.

A ministra foi também notícia, no momento em que tomou posse, por se ter descoberto que entre os seus principais doadores de campanha estão alguns dos mais fortes comerciantes de agrotóxicos no país. O que lhe valeu a alcunha de Musa do Veneno.

Tereza Cristina é uma das duas mulheres do executivo de Jair Bolsonaro. A outra, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, também tem sido notícia por frases polémicas, nomeadamente por ter dito no seu primeiro discurso como ministra que "o Estado é laico, mas esta ministra é terrivelmente cristã" e por ter sido captada por um vídeo amador a dizer aos apoiantes que na "nova era no Brasil", que se irá definir por "menino veste azul e menina veste rosa".

Noutra ocasião, Damares Alves afirmou também que o ensino da igualdade de género a rapazes pode levar a que eles entendam que as "meninas aguentam apanhar".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório