Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Corda elástica fere homem no olho e é impressionante. Íris desmoronou

Este ferimento é conhecido como iridodiálise traumática. Homem ficou com visão dupla e irritação no olho, mas já recuperou.

Notícias ao Minuto

23:57 - 10/04/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo China

Um homem de 48 anos de idade que estava a atar mercadorias à sua mota com cabos de bungee (cordas elásticas) feriu-se num olho quando uma delas se soltou e lhe atingiu a face. Uma semana depois, ainda com dores no olho esquerdo e com dupla visão, foi ao médico.

Os médicos do departamento de oftalmologia do Hospital Universitário Nacional de Taiwan, em Taipei, na China, ficaram estupefactos. O homem, de nacionalidade chinesa, e que prefere manter o anonimato, sofreu uma ferida nunca antes vista, e que pode confirmar nas fotografias acima: por baixa de uma pálpebra ferida estava uma íris… desmoronada.

Um exame mais aprofundado revelou que a íris do olho esquerdo tinha “a porção superior caída para baixo”. De acordo com os médicos, uma separação da íris deste género “pode causar várias pupilas, originando dupla visão monocular, visão desfocada ou fotofobia (intolerância à luz)”.

Este ferimento é conhecido como iridodiálise traumática, ou seja, um arrancamento traumático da íris. A reparação foi feia através de uma cirurgia para reparar a forma da íris e, assim, melhorar a visão.

O caso foi publicado esta quarta-feira pelos médicos Wei Li Chen e Chia-Chieh Hsiao na New England Journal of Medicine, sendo citado pela CNN.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório