Meteorologia

  • 26 MAIO 2019
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 21º

Edição

Brexit: Aprovada extensão até 31 de outubro, britânicos têm mais 6 meses

O Conselho Europeu acordou, esta quarta-feira, adiar o Brexit até ao final de outubro, com revisão intercalar em junho. Reino Unido aceitou a proposta, beneficiando de mais seis meses para decidir de que forma querem sair da União Europeia.

Brexit: Aprovada extensão até 31 de outubro, britânicos têm mais 6 meses
Notícias ao Minuto

23:35 - 10/04/19 por Anabela Sousa Dantas 

Mundo Reino Unido

Os líderes europeus acordaram uma saída do Reino Unido da União Europeia a 31 de outubro, esta quarta-feira, em sede de Conselho Europeu extraordinário. Conforme indicou o presidente do órgão, mais tarde, através das redes sociais, Londres aceitou a proposta de Bruxelas.

"UE a 27 e o Reino Unido acordaram uma extensão flexível até 31 de outubro. Isto significa seis meses adicionais para o Reino Unido encontrar a melhor solução possível", escreveu Donald Tusk na sua conta oficial de Twitter, cuja publicação pode ver abaixo.

Esta segunda prorrogação do Artigo 50.º do Tratado de Lisboa inclui uma revisão intercalar do processo, por altura do Conselho Europeu, nos dias 20 e 21 de junho. Dita, ainda, a participação do Reino Unido nas eleições europeias, que se realizam em maio.

A data de 31 de outubro deve-se ao facto de a futura Comissão Europeia entrar em funções em 1 de novembro.

A reunião entre os chefes de Estado e de governo dos 27 teve início às 18h30 em Bruxelas (17h30 em Lisboa) e ficou concluída por volta das 2h00 locais (1h00 de Lisboa).

Nesta segunda reunião extraordinária para decidir prolongamentos para a complexa saída do Reino Unido do bloco comunitário - há três semanas já prolongara a data de 29 de março até 12 de abril -, a resposta a Londres foi novamente positiva, estendendo inclusive o prazo por um período mais alargado (seis meses).

A intenção é alcançar a almejada aprovação do Acordo de Saída, celebrado Londres e Bruxelas, no parlamento britânico, onde foi chumbado por três vezes, assim como quaisquer emendas ou alternativas. Fica por se saber o que acontece se a Câmara dos Comuns conseguir maioria para a aprovação do Acordo de Saída antes do prazo.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório