Descoberta uma nova espécie humana nas Filipinas

Arqueólogos estimam que esta espécie, até agora desconhecida, viveu há entre 50 mil e 67 mil anos e indicam que é uma prova de que a evolução humana foi "claramente mais complexa" do que o que se sabe.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Projeto Arqueológico da Gruta de Callao

Notícias Ao Minuto
10/04/2019 19:41 ‧ 10/04/2019 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Arqueologia

Foi descoberta nas Filipinas uma espécie humana extinta que ainda não havia sido identificada. Foi batizada de ‘Homo luzonensis’, por ter sido descoberta na maior ilha do país, Luzon.

De acordo com a BBC, que cita a revista Nature, esta espécie teria dentes muito similares aos dos humanos atuais mas mãos e pés próprios dos primitivos australopitecos, uma combinação inédita.

As ossadas foram encontradas na Gruta de Callao, no norte de Luzon. São sete dentes, um pedaço de um fémur e vários ossos de mãos e pés, datados de há mais de 50 mil anos, que pertenciam a três pessoas, dois adultos e uma criança. O fóssil mais antigo tem 67 mil anos de antiguidade.

Os fósseis, cujas características não são comparáveis com nenhuma espécie já conhecida, foram sendo escavados desde 2007. A investigação foi feita por uma equipa de cientistas das Filipinas, Austrália e França, sendo publicada esta quarta-feira.

A nova espécie representa uma nova onda de dados no complexo mar que é a evolução humana. “Esta descoberta é uma nova prova significativa para melhorar o nosso conhecimento da evolução humana, especialmente na Ásia, onde foi claramente mais complexa, e muito mais interessante, do que pensávamos anteriormente”, indicou um dos investigadores ao La Vanguardia.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas