Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Síria: Pelo menos 13 mortos em atentado reivindicado pelos jihadistas

Pelo menos 13 pessoas, civis na maioria, morreram hoje vítimas de um duplo atentado à bomba em Raqa, antiga 'capital' do califado proclamado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), norte da Síria, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Síria: Pelo menos 13 mortos em atentado reivindicado pelos jihadistas
Notícias ao Minuto

19:59 - 09/04/19 por Lusa

Mundo ONG

O ataque foi reivindicado pelo EI numa mensagem publicada na aplicação de mensagens Telegram.

Nove civis e quatro combatentes das Forças Democráticas Sírias (FDS), uma aliança curdo-árabe apoiada pelos Estados Unidos, foram mortos na explosão de um artefacto e após a detonação de um carro-bomba numa rua movimentada de Raqa, relatou o OSDH, que tem sede em Londres.

Apesar da queda do seu califado, os jihadistas continuam espalhados pelo deserto central da Badiya e em outros setores da Síria.

Desencadeado em março de 2011 pela violenta repressão do regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad, de manifestações pacíficas, o conflito na Síria ganhou ao longo dos anos uma enorme complexidade, com o envolvimento de países estrangeiros e de grupos 'jihadistas', e várias frentes de combate.

Num território bastante fragmentado, o conflito civil na Síria provocou, desde 2011, mais de 370 mil mortos, incluindo mais de 100 mil civis, e milhões de deslocados e refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório