Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Discreta e elegante, revelamos os trunfos da rainha da qualidade de vida

Nunca subestime Helsínquia. Pode parecer tímida numa primeira abordagem, mas nem por isso menos empolgante. Aliás, pelo contrário. A discrição é dos trunfos que faz da capital da Finlândia uma das rainhas da qualidade de vida. Venha conhecê-la connosco.

Discreta e elegante, revelamos os trunfos da rainha da qualidade de vida
Notícias ao Minuto

07:00 - 15/04/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle TAP

Discrição é uma qualidade por muitos valorizada. Mas também pode velar um imenso potencial. Neste caso falamos de uma capital europeia que arrisca passar - injustamente, diga-se - despercebida, pela sua sobriedade. Mas é em parte graças ao facto de ser recatada que Helsínquia se afirma como uma das cidades que melhor qualidade de vida tem para oferecer no mundo. 

Povoada por pouco mais de 600 mil habitantes, esta não é a típica capital onde o caos se impõe à ordem. Tranquila é, ao mesmo tempo, uma das cidades mais desenvolvidas do planeta. E a frieza que associamos aos nórdicos não é mais do que miragem assim que estabelecido um primeiro contacto. 

E porque a elegância é outro dos seus grandes trunfos, não o é à toa. Afinal, Helsínquia guarda ainda o título de Capital do Design que lhe foi atribuído em 2012. Polvilhada por museus e banhada pelo Mar Báltico, Helsínquia conta ainda com inúmeros parques verdejantes, locais ideais para celebrar o típico convívio escandinavo.

Mais abaixo destacaremos três pontos de interesse - difícil foi escolher - mas aproveitamos para lhe dizer já que a TAP tem voos para Helsínquia a partir de 88 euros, com partida do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Praça do Senado

Notícias ao Minuto© iStock

A Praça do Senado é uma das principais atrações turísticas de Helsínquia, concentrando o Palácio do Conselho de Estado, construído em 1822, o edifício central da Universidade de Helsínquia, que data de 1832, e a Catedral de Helsínquia, terminada em 1852. A praça acolhe ainda diversos eventos culturais e lúdicos. Centro da cidade por excelência, é caso para dizer que, em Helsínquia, todos os caminhos vão dar à Praça do Senado.

Temppeliaukio Kirkko

Notícias ao Minuto© iStock

Timbrada a originalidade, a Temppeliaukio Kirkko é uma igreja construída a partir de uma rocha maciça de granito, tendo o interior sido extraído, dando assim forma às paredes. Inaugurada em 1969 é, portanto, uma obra arquitetónica moderna, apostada no contraste entre elementos naturais e construção humana. É, não raras vezes, palco de concertos de música clássica, em virtude da acústica que as paredes de pedra proporcionam.

Fortaleza de Soumenlinna

Notícias ao Minuto© iStock

Declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1991, a Fortaleza de Soumenlinna situa-se na ilha homónima, à qual é possível chegar de ferry depois de uma viagem de aproximadamente 10 minutos. Outrora importante forte militar - foi construída em 1748 -, parte das instalações da Fortaleza de Soumenlinna foi requalificada, acumulando atualmente o estatuto de centro artístico e cultural.

Muito mais haveria a dizer sobre a magnífica e bela Helsínquia, mas nada como descobrir a capital da Finlândia por si. Reserve já o seu voo!

Viagens ao minuto

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório