Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Brexit: França admite adiamento mas considera um ano demasiado tempo

A França admite adiar o Brexit, mas considera que um ano, como foi evocado por Bruxelas, é demasiado tempo, anunciou hoje o Eliseu, no dia em que a primeira-ministra britânica se vai encontrar com o presidente Emmanuel Macron.

Brexit: França admite adiamento mas considera um ano demasiado tempo
Notícias ao Minuto

17:56 - 09/04/19 por Lusa

Mundo Emmanuel Macron

Paris "não está contra a construção de uma outra solução" que afaste a saída do Reino Unido da União Europeia sem qualquer acordo", mas quer "certos limites" e não "a qualquer preço", referiu a presidência.

Theresa May desloca-se hoje a Paris para se encontrar com Emmanuel Macron, numa reunião que visa tentar acertar agulhas políticas antes da cimeira especial de quarta-feira do Conselho Europeu, dedicada ao 'Brexit'.

A primeira-ministra britânica já esteve hoje reunida com a chanceler alemã, Angela Merkel, em Berlim, tendo saído sem fazer comentários.

A França faz parte de um grupo de seis países da União Europeia que, segundo uma fonte não identificada citada pela agência Associated Press, vão procurar aproximações para uma posição comum, antes da cimeira do Conselho Europeu.

De acordo com essa fonte, França, Holanda, Irlanda, Bélgica, Suécia e Dinamarca vão discutir as opções em cima da mesa, algumas horas antes do jantar da cimeira, na quarta-feira, procurando soluções para evitar uma saída sem acordo.

Theresa May já transmitiu a Bruxelas o pedido de adiar o Brexit até 30 de junho, alargando o atual prazo que termina em 12 de abril, após sucessivas rejeições de acordos de saída no Parlamento britânico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório