Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Presidente interino do Cazaquistão anuncia eleições em junho

O chefe de Estado interino do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, convocou hoje eleições presidenciais antecipadas para 09 de junho, após a renúncia do Presidente Nursultan Nazarbayev ao fim de três décadas no poder.

Presidente interino do Cazaquistão anuncia eleições em junho
Notícias ao Minuto

14:51 - 09/04/19 por Lusa

Mundo Presidenciais

Tokayev disse que é preciso "seguir em frente" após a surpreendente renúncia do homem forte do país da Ásia Central.

Como o ex-Presidente Nazarbayev vai manter poderes consideráveis após o anúncio da sua saída no mês passado, a sua sucessão também será um desafio para a ex-República soviética, que nunca passou por uma transição democrática em quase 30 anos de independência.

Num discurso à nação na televisão pública, o Presidente interino explicou que é "necessário acabar com todas as incertezas" para "garantir o acordo dentro da sociedade" e trazer "o desenvolvimento" para este país rico em hidrocarbonetos, que tem enfrentado dificuldades económicas nos últimos anos.

A eleição presidencial tinha sido inicialmente planeada para abril de 2020.

Nazarbayev, de 78 anos, anunciou a sua renúncia ao cargo de Presidente a 19 de março.

O "Pai da Nação" cazaque, de acordo o com seu título oficial, continuará a ocupar posições-chave neste país que liderou com autoridade por trinta anos.

Kassym-Jomart Tokayev, de 65 anos, até então líder do Senado, tornou-se Presidente interino.

Tokayev não disse ainda se iria concorrer à Presidência do Cazaquistão, apesar de a maioria dos analistas o considerar um candidato potencial para as próximas eleições.

"Eu não penso que haja muita dúvida", disse o analista político Aidos Sarym, acreditando que Tokayev se apresente como candidato presidencial.

Segundo Sarym, a decisão de convocar uma eleição presidencial antecipada visa aliviar os temores de incerteza que pairam sobre o país após a surpreendente demissão de Nazarbayev.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório